bancos

'O maior medo dos bancos é perder a relação direta com os clientes', diz diretor do BC sobre open ba

O diretor usou o exemplo do WeChat, plataforma chinesa que faz intermediação de pagamentos e produtos financeiros

Diretor de regulação do Banco Central, Otávio DamasoDiretor de regulação do Banco Central, Otávio Damaso - Foto: Flickr/Banco Central do Brasil

O diretor de regulação do Banco Central, Otávio Damaso, afirmou que o maior medo dos bancos com relação ao Open Banking é perder a relação direta com seus clientes.

"Vejo que o maior medo dos bancos é perder a relação direta com seus clientes, que plataformas entrem no meio do caminho", afirmou em evento da Uqbar nesta terça-feira (29).

O open banking, ou Sistema Financeiro Aberto, será uma plataforma pela qual o consumidor poderá compartilhar seus dados financeiros com outras instituições em busca de condições de crédito melhores. "As instituições estão reagindo a esses processos, para a evolução do sistema com a participação de todos. Nosso maior objetivo é que o consumidor tenha condições de fazer a melhor escolha", completou.

O diretor usou o exemplo do WeChat, plataforma chinesa que faz intermediação de pagamentos e produtos financeiros, entre outros serviços. "É uma empresa que vende produtos e o cliente adquire aquele produto sem saber que por trás tem uma instituição. Os dados do cliente fluem pela plataforma e os dados são o ouro da vez", disse.

A primeira fase do novo modelo começa a funcionar em novembro, quando os bancos compartilharão as informações de seus produtos financeiros para padronização.

Como será implementado em etapas, os clientes só poderão utilizar a ferramenta em outubro do próximo ano.

O objetivo é que o cliente consiga empréstimos mais baratos, o que aumenta a concorrência no setor. "As informações dos clientes não transitam no BC. Um dado poderá ser passado de um banco A para um banco B em um clique", explicou Damaso.

Na prática, por meio de uma plataforma, ele terá acesso aos produtos financeiros de outras instituições e poderá escolher o mais vantajoso. Para isso, ele precisará ceder dados pessoais e bancários.

O consumidor poderá escolher se quer ou não compartilhar suas informações. Apenas os grandes bancos serão obrigados a entrar no sistema.

Já os menores e outras empresas, como administradoras de meios de pagamentos e fintechs [empresas de tecnologia ligadas a finanças], poderão optar por participar, desde que também forneçam informações.

A plataforma será gerida pelo próprio mercado, mas terá de seguir o padrão estabelecido pela autoridade monetária.

Sobre a regulação do Open Banking, o diretor destacou que o BC estudou modelos de outros países. "A vantagem de ter estudado a fundo experiências internacionais foi ver os desafios enfrentados em outros países. No Reino Unido, por exemplo, a experiência do cliente foi muito prejudicada porque tinham várias etapas de confirmação, eram cinco camadas de 'ok'. O cliente acabava perdendo o interesse em participar do sistema", contou. "Percebemos o movimento e na regulação buscamos mitigadores para que no Brasil seja de forma segura e fluida."

Segundo Damaso, a pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de digitalização dos serviços bancários e pagamentos. "As gerações mais antigas, apesar de não terem crescido com o acesso remoto, vêm usando cada vez mais essas ferramentas, se adaptando e muitas vezes preferindo aos métodos tradicionais. O isolamento social deu um empurrão, principalmente para essa geração dos nossos pais e avós. Eles não podiam sair de casa e queriam ter esse acesso, aprenderam na marra e gostaram", exemplificou.

Para ele, as empresas que identificarem e anteciparem as demandas dos clientes terão vantagens neste primeiro momento. "Quem perceber e antecipar essas demandas de forma mais consistente vai largar na frente, o que é uma grande vantagem. As instituições estão atentas a esse processo", ressaltou.

Veja também

ANEEL aprova Reajuste Tarifário Anual 2024 da Neoenergia Pernambuco
Neoenergia

ANEEL aprova Reajuste Tarifário Anual 2024 da Neoenergia Pernambuco

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula
negociação

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula

Newsletter