TECNOLOGIA

O que esperar do evento da Apple que apresenta novidades do iPad nesta terça-feira (7)

Aguardada apresentação da big tech americana dona do iPhone começa às 11h e inclui ainda novos acessórios e chip de inteligência artificial, segundo rumores

Apple Apple  - Foto: AFP

A Apple deve anunciar hoje novos iPads pela primeira vez em 18 meses. De acordo com a "Bloomberg", a criadora do iPhone e dos Macs vai lançar ainda acessórios novos e apresentar seu chip para inteligência artificial, o M4.

O evento, chamado de "Basta imaginar", começa às 11h (do horário de Brasília) nos EUA e terá transmissão pela internet.

Segundo a "Bloomberg", a Apple vai lançar novas versões do iPad Pro, voltado para o mercado profissional, e do iPad Air, para o público em geral. Os tablets respondem por cerca de 6% do faturamento da companhia, atrás de iPhone (51%), serviços (26%), Macs (8%) e os vestíveis, como os relógios (9%).

Sem lançamentos de iPads no ano passado, as vendas deste segmento no último trimestre fiscal da Apple chegaram a US$ 5,6 bilhões, abaixo dos US$ 6,4 bilhões do mesmo período do ano anterior. Com as novidades, a companhia afirmou aos investidores durante a divulgação dos resultados, na semana passada, que espera vendas maiores nos próximos trimestres deste ano, o que animou os investidores, impulsionando as ações da empresa.

Tela similar à do iPhone
No evento desta terça-feira, a aposta principal da companhia será no iPad Pro, que pela primeira vez pode receber o mesmo tipo de tela do iPhone, com Oled, que permite maior brilho, melhor resolução e reduz a espessura do produto. Especula-se que o produto venha em dois tamanhos: de 11 e 12,9 polegadas.
 

Chip de IA
Os rumores apontam que o iPad Pro deve inaugurar o chip M4, com foco em inteligência artificial. Atualmente, os MacBooks Pro e Air contam com os chips da família M3, que permitem rodar softwares de IA generativa, por terem maior capacidade de processamento.

Além disso, a Apple deve anunciar o iPad Air em dois tamanhos. Especula-se que, além do tamanho atual de 10,9 polegadas, o produto ganhará uma versão com 12,9 polegadas. Nesta categoria, acredita-se que o chip a ser usado será o M2.

Além dos dois tablets, a companhia deve apresentar novidades na linha de acessórios. O Apple Pencil, que aparece no convite do evento, pode ganhar novas funções.

Segundo a Bloomberg, o produto vai incluir um recurso que permite aos usuários sentir um pequeno efeito semelhante a uma vibração ao acionar ações com a caneta. Os usuários provavelmente também poderão apertar o lápis para realizar determinadas tarefas em vez de apenas usar sua ponta.

O acessório foi atualizado pela última vez em 2023, quando a Apple lançou uma nova versão de baixo custo. O novo substituirá o modelo topo de linha lançado em 2018.

Para acompanhar, a Apple anunciará ainda um novo teclado, o chamado de Magic Keyboard, feito de alumínio, com uma estética semelhante à de um laptop. Hoje, a Apple vende cinco versões de iPad: o iPad Pro, o iPad Air, o iPad 10ªGeração, iPad 9ªGeração e o iPad Mini.

Veja também

Apple deverá abrir sistema operacional do iPhone a concorrentes sob pena de multa, adverte UE
TECNOLOGIA

Apple deverá abrir sistema operacional do iPhone a concorrentes sob pena de multa, adverte UE

"Drible" no arcabouço fiscal que incomodou Fazenda foi sugestão da Casa Civil, indicam documentos
BRASIL

"Drible" no arcabouço fiscal que incomodou Fazenda foi sugestão da Casa Civil, indicam documentos

Newsletter