TRANSPOSIÇÃO

Obras do Eixo Leste da transposição avançam

O equipamento possui 150 metros de comprimento e será o responsável por acelerar a chegada da água do rio às cidades

Ministro acionou bomba flutuante em Floresta  Ministro acionou bomba flutuante em Floresta  - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Durante acionamento de bomba flutuante, na última quarta-feira (18), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, comunicou que as águas da Transposição do rio São Francisco vão chegar à cidade Monteiro, na Paraíba, até o dia 28 de fevereiro deste ano. Antes, o prazo previsto era para abril deste ano, dez anos depois do início das obras. Dados do Ministério dão conta que as obras estão 96% concluídas.

“Nossa expectativa é de que possamos até o último dia de fevereiro entregar água do rio São Francisco, em Monteiro (PB), e a partir daí pegar o curso do Rio Paraíba e assegurar tranquilidade à população”, reforçou o ministro.

Nesses dois dias de trabalho, a equipe da pasta nacional inspecionou a captação do rio São Francisco desde o reservatório de Itaparica, em Floresta, no Sertão do Estado, e as seis estações de bombeamento do Eixo Leste, até a adutora Monteiro última etapa deste trecho, na Paraíba. No trajeto, entre os dois estados (PE e PB), também foram verificados dois reservatórios (Areias e Braúnas) e o túnel Engenheiro Giancarlo.

Na ocasião, Barbalho acionou um conjunto de motobomba flutuante no reservatório (Braúnas), em Floresta. O equipamento possui 150 metros de comprimento e será o responsável por acelerar a chegada da água do rio às cidades de Monteiro e Campina Grande. Ao todo, serão instalados quatro conjuntos neste reservatório - o segundo do eixo. Quando concluído, o Projeto vai levar água para mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Veja também

Monitor smart MyView é lançado pela LG no mercado brasileiro nesta segunda-feira (22)
MERCADO

Monitor smart MyView é lançado pela LG no mercado brasileiro nesta segunda-feira (22)

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito
Acredita

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

Newsletter