Plano de Convivência

Ouricuri e Afogados avançam para a Etapa 10 e todo Estado se iguala no Plano

Funcionamento de parques de diversão foi autorizado na etapa 10Funcionamento de parques de diversão foi autorizado na etapa 10 - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A partir desta segunda-feira, todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado vão estar na mesma etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. As Geres com sedes em Ouricuri e Afogados da Ingazeira, no Sertão, vão ter permissão para abertura de parques de diversões, temáticos e similares. As regiões são as últimas a ingressarem na Etapa 10 do Plano. Essa etapa permite ainda uma ampliação da capacidade do setor de eventos, que vão poder funcionar com 50% da capacidade ou no máximo 300 pessoas. 23 municípios do Sertão poderão avançar para a nova fase.

Com a igualdade das etapas das regiões, o Estado fica mais próximo da Fase Azul do Plano, que é chamada de “Novo Normal”. A expectativa da gestão estadual é que a partir do dia 3 de novembro, Pernambuco já esteja iniciando a Etapa 11, que faz parte da Fase Azul. Ao chegar nesse momento, todas atividades econômicas estarão autorizadas a funcionar, desde que respeitem os protocolos gerais e específicos na sua atuação. 

Na Etapa 10, os parques de diversões poderão funcionar com 50% da capacidade de público, distanciamento social de um metro e meio nas áreas comuns e de 1 metro entre as pessoas dentro dos brinquedos. Será obrigatório também a higienização de todos os equipamentos após a utilização. 

Os 23 municípios beneficiados com esse avanço vão ter permissão ainda para a ampliação da capacidade de lotação para 50% em cinemas e teatros. Também está permitida a venda e consumo de alimentos e bebidas, como pipocas e refrigerantes, dentro das salas de exibição nas cidades autorizadas. 

Eventos corporativos, culturais e sociais tem nessa etapa a capacidade aumentada para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço (o que for menor). Apesar do aumento, o limite de horário permanece o mesmo, das 6h até a meia-noite. 

Os protocolos de segurança, higiene, comunicação e monitoramento de cada setor, já foram divulgados pelo Governo do Estado, por meio do site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, os avanços mostram um controle da pandemia em Pernambuco. 

“Essa é a 43ª semana epidemiológica e os números se mantem em queda e podemos validar o avanço para a Etapa 10 das geres de Ouricuri e Afogados da Ingazeira. Estamos conseguindo implantar o plano, com protocolos gerias e específicos, dando possibilidade de voltar, gerar renda, mas com cuidado, para evitar a proliferação do coronavírus”, contou. 

Schwambach aponta também que a fase chamada de “Novo Normal” representa um bom momento de retomada da economia. “Essa é a fase onde todos as atividades econômicas estão permitidas a funcionar, mas com protocolos seguidos à risca. Nesse novo normal, vamos continuar a dialogar com setores produtivos e fazendo ajustes nas cargas, como capacidade, horário, mas sempre de acordo com dados da pandemia”, disse.

Veja também

País registra criação de 394,9 mil vagas de emprego em outubro
Emprego

País registra criação de 394,9 mil vagas de emprego em outubro

BR passará a atuar no setor de energia elétrica com a compra da Targus
Economia

BR passará a atuar no setor de energia elétrica com a compra da Targus