Palestra no Recife aborda inovações disruptivas no trabalho

Palestra foi ministrada pelo desembargador Eduardo Pugliesi no almoço promovido pelo Gere

Eduardo Pugliesi ministra palestra em encontro do GereEduardo Pugliesi ministra palestra em encontro do Gere - Foto: Arthur Mota

Inovações disruptivas são cada vez mais abordadas pelos agentes do mundo do empreendedorismo. Da máquina de escrever ao smartphone, o mercado vem buscando, ao longo dos anos, transformar as relações de trabalho e seus componentes em algo mais simples, acessível e que mude o que está estabelecido atualmente.

Esse foi o mote da palestra ministrada pelo desembargador da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) Eduardo Pugliesi, nesta quinta-feira (29), em um restaurante em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Com o tema "As inovações disruptivas e o futuro do trabalho", o evento foi organizado pelo Grupo de Executivos do Recife (Gere) e recebeu nomes do mercado empresarial, convidados e executivos de Pernambuco.

O diretor executivo da Folha de Pernambuco Paulo Pugliesi esteve presente no evento.

Na palestra, o desembargador Eduardo Pugliesi levantou questões como a existência e a importância da Justiça do Trabalho, revolução digital e a evolução dos modelos de produção. "Hoje temos um conflito trabalhista que se resume em questões de subordinação e autonomia. A subordinação inclusive deve chegar ao fim pelo que vemos atualmente”, exemplificou o palestrante ao citar exemplos de mudanças disruptivas. “Hoje temos uma economia de mercado feroz. Só os mais fortes sobreviverão”, continuou.

Leia também:
Empreendedorismo: confira dicas para iniciar um negócio promissor
TRT-PE reduz em 30% número de processos pendentes, diz ministro

O presidente do Gere, Ricardo Lustosa, elogiou as abordagens realizadas pelo desembargador na palestra. “Eduardo trouxe um tema muito instigante. Está havendo uma revolução no mercado de trabalho. Muitas profissões que existem hoje não existirão mais”, afirmou.

Segundo o vice-presidente do Gere, Braga Sá, a importância de se discutir o tema é de extrema importância. "O mundo caminha pra modernidade, para transformações, se moderniza. E essa palestra é um grito de alerta para que todos nós nos preocupemos com essa mudanças para passarmos a integrar esse mundo de rupturas."

O evento ainda ofertou a 50 componentes da Orquestra de Câmara do Alto da Mina assistência odontológica gratuita por 12 meses, através da Clin Plano Odonto Digital, parceira do Gere.

Veja também

Protocolos estão garantindo segurança nos voos, dizem empresas aéreas
Economia

Protocolos estão garantindo segurança nos voos, dizem empresas aéreas

Lei do Contribuinte Legal gerou 9 acordos sobre dívidas com desconto médio de 43%
economia

Lei do Contribuinte Legal gerou 9 acordos sobre dívidas com desconto médio de 43%