Economia

Pandemia provocou perda do equivalente a 255 milhões de empregos no mundo em 2020

Em 2020 houve a queda de 8,3% na renda mundial do trabalho, ou seja, 3,7 trilhões de dólares

EconomiaEconomia - Foto: Reprodução/Internet

A pandemia de covid-19 causou "danos maciços" ao emprego, com uma perda equivalente a 255 milhões de postos de trabalho em 2020, informou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) nesta segunda-feira.
 
No conjunto de 2020, "8,8% das horas de trabalho foram perdidas em todo o mundo [em relação ao quarto trimestre de 2019], o que equivale a 255 milhões de empregos a tempo integral", ou seja, quatro vezes mais do que durante a crise financeira de 2009, ressaltou a agência especializada da ONU.
 
Se não forem considerados os planos de apoio econômico recentes, essas perdas em massa causaram uma queda de 8,3% na renda mundial do trabalho, ou seja, 3,7 trilhões de dólares ou 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, segundo a OIT.
 
Desde que a covid-19 foi detectada na China no final de 2019, a pandemia mergulhou o mundo em uma grave crise econômica.


Para 2021, a OIT destaca que a maioria dos países "vão vivenciar um crescimento relativamente forte na segunda metade do ano à medida em que os programas de imunização entrem em funcionamento", diz o relatório, mas a organização adverte que será uma recuperação "lenta, desigual e aleatória".

 

Veja também

Os planos de Elon Musk para os chamados "robotáxis" podem jogar a Tesla no caos?
TECNOLOGIA

Os planos de Elon Musk para os chamados "robotáxis" podem jogar a Tesla no caos?

Mega-sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira (23)
loteria

Mega-sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira (23)

Newsletter