Trabalho

Pedidos de seguro-desemprego encostam em 5 milhões no ano, mas desaceleram

O seguro-desemprego é uma assistência financeira temporária paga pelo governo a trabalhadores dispensados sem justa causa

Carteira de TrabalhoCarteira de Trabalho - Foto: Divulgação

O número de requerimentos de seguro-desemprego entre janeiro e agosto deste ano atingiu 4,99 milhões. O saldo é 7,5% maior do que o registrado no mesmo período de 2019, informou o Ministério da Economia nesta quinta-feira (10). Os dados, no entanto, apontam para um processo de desaceleração. Em agosto, foram 463,8 mil pedidos, resultado 18,7% menor do que julho e 18,2% abaixo do registrado no mesmo mês de 2019.

As solicitações do benefício, pago a pessoas que perderam o emprego, começaram a subir em março, após o início das medidas de isolamento social e fechamento do comércio nas cidades por conta do coronavírus. O pico dos pedidos foi observado em maio. Depois o dado desacelerou. A partir de julho, os requerimentos começaram a apresentar volume menor do que o registrado nos mesmos meses do ano passado.

O seguro-desemprego é uma assistência financeira temporária paga pelo governo a trabalhadores dispensados sem justa causa. O valor do benefício varia de R$ 1.045 a R$ 1.813,03. A pessoa demitida tem quatro meses de prazo para requerer o auxílio no Sine, no portal "gov.br" ou no aplicativo de celular "Carteira de Trabalho Digital".

No recorte por área da economia, o setor de serviços foi responsável por 43,2% dos pedidos de seguro-desemprego em agosto. Em seguida, aparecem comércio (26,4%), indústria (14,7%) e construção (9,7%). Agropecuária representa 4,8% do total.

Membros do governo afirmam que a medida colocada em vigor em abril que permite corte de jornadas e salários surtiuefeito. Sem ela, dizem, o número de demissões durante a crise seria muito maior. O programa autoriza empresas a fazerem acordos com seus funcionários para suspender temporariamente contratos ou reduzir jornadas e salários. Nesses casos, o governo entra com uma compensação em dinheiro para os trabalhadores atingidos.

Até o momento, o governo afirma que aproximadamente 9,7 milhões de trabalhadores tiveram contratos suspensos ou jornadas e salários reduzidos.

Veja também

Apesar de preços mais altos, Páscoa movimenta comércio na Região Metropolitana do Recife
Páscoa

Apesar de preços mais altos, Páscoa movimenta comércio na Região Metropolitana do Recife

Ipea: 2024 deve terminar com inflação oficial em 4%
inflação

Ipea: 2024 deve terminar com inflação oficial em 4%

Newsletter