Emprego

Pernambuco abre 1.421 vagas de emprego formal em janeiro

Setor de construção foi o principal responsável pelo resultado positivo

Pernambuco tem saldo positivo na geração de empregos em janeiroPernambuco tem saldo positivo na geração de empregos em janeiro - Foto: Divulgação/Seteq

Pernambuco registrou saldo positivo entre o número de admissões e demissões no primeiro mês do ano, após fechar 2020 com balanço negativo de 5.163 vagas. Em janeiro, 35.112 pessoas conseguiram emprego formal no Estado, enquanto 33.691 foram demitidas, resultando em um saldo de 1.421 novos postos de trabalho. Em relação a dezembro, a variação foi de 0,11%. Este foi o melhor resultado para o mês de janeiro em 10 anos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Economia. 

Mesmo com o resultado positivo, é preciso continuar evoluindo para que haja crescimento contínuo no número de pernambucanos empregados. “O cenário é positivo, mas existe uma preocupação do que vai ser nos meses seguintes, devido à questão da retração da operação de mercado na quarentena. Existe uma variação positiva, mas que merece atenção pois a gente tem que evoluir na produção e na economia para continuar gerando empregos” analisou Sergio Costa, consultor contábil e tributarista da AGE Consulting.

Após registrar saldo negativo de 1.521 vagas em dezembro, o setor de construção foi o principal responsável pelo resultado positivo em janeiro. No primeiro mês do ano, o segmento abriu 1.448 postos de trabalho. O setor de serviços, um dos mais afetados pela pandemia, também apresentou saldo positivo (1.412). Comércio (141) e agricultura (11) foram os outros segmentos que geraram empregos formais em Pernambuco.

Por outro lado, o único segmento que apresentou saldo negativo foi o de indústrias, que registrou 1.591 demissões a mais que admissões em janeiro. Esse número foi puxado pelo subsetor da indústria de transformação, que obteve balanço negativo de 1.570 vagas. De acordo com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, “nos municípios de Igarassu e do Cabo, por exemplo, quase todos os desligamentos foram na indústria”.

O Governo avalia que para continuar avançando no número de empregos, a contenção do coronavírus é fundamental. “Janeiro, historicamente, não é um dos melhores meses na geração de empregos, porque em Pernambuco há uma desmobilização das festas natalinas e a entressafra da cana-de-açúcar. Mas, o deste ano mostrou que o crescimento do Estado está se consolidando, apesar da pandemia. O setor de serviços também teve um desempenho bom, como o de construção, e esperamos que a vacinação possa melhorar os números. Na verdade, a vacinação, juntamente com o uso da máscara, são as melhores alternativas para desafogar o sistema de saúde e manter as pessoas saudáveis, seja para o trabalho, seja para a vida”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

Veja também

"Estamos trazendo a inflação para a meta com grande sucesso", diz Campos Neto
Banco Central

"Estamos trazendo a inflação para a meta com grande sucesso", diz Campos Neto

Ouro fecha em alta e renova recorde histórico
MERCADO

Ouro fecha em alta e renova recorde histórico

Newsletter