Economia

Pernambuco tem 703 mil sem emprego

Pesquisa do IBGE revela que a taxa de desocupação de Pernambuco, de 16,7%, está acima da nacional, que é da ordem de 11,9%

Número de desalento cresce em PernambucoNúmero de desalento cresce em Pernambuco - Foto: Alfeu Tavares / Folha de Pernambuco

Pernambuco apresentou a quarta maior taxa de desocupação no País, maior que a média brasileira, no terceiro trimestre deste ano. Na Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (Pnad Contínua Tri), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Estado foi de 16,7%, o equivalente a 703 mil pessoas, enquanto no Brasil, o percentual foi de 11,9%, relativo a 12,4 milhões de pessoas.

No levantamento de julho, agosto e setembro, 14 estados brasileiros registraram a taxa acima da média nacional. Apenas Amapá (18,3%), Sergipe (17,5%) e Alagoas (17,1%) superaram Pernambuco. No trimestre passado, Pernambuco apresentou uma taxa de desocupação em 16,9%, o equivalente a 710 mil pessoas na ocasião. “Pernambuco praticamente não conseguiu se recuperar. Isso é enfrentado como preocupação porque é uma das mais altas taxas do País, um contingente grande de desempregados”, comentou o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos, que vê estabilidade na situação.

Segundo ele, esse panorama afeta setores fundamentais da economia. “Para o comércio e para o segmento de serviços é muito ruim porque a população pisa no freio no momento de ter acesso ao crédito. Ou seja, no cenário de desconfiança, as pessoas têm receio de perder o emprego e evitam se endividar, diminuindo o volume de vendas”, explicou Ramos, ao complementar que depois da crise, mais integrantes de uma mesma família passaram a procurar emprego.

Leia também:
Setor de serviços teve queda de 0,3% em setembro, diz IBGE
PNAD aponta queda de 39% no trabalho infantil, mas MPT questiona
Pesquisas do IBGE ameaçadas em 2019

No contexto dos estados, o analista do IBGE, Cimar Azeredo, aponta estabilidade. “Os dados mostram que a desocupação apresenta estabilidade na maioria dos estados, queda em alguns deles e avanço apenas em Roraima”, analisou Azeredo.
Na avaliação de Ramos, a média nacional, que caiu de 12,4% para 11,9%, comparando o segundo e o terceiro trimestre, se justifica pelo aumento da informalidade e dos autônomos. “Esses novos empregos não são formais. Se caracterizam pela informalidade e pelas pessoas que estão trabalhando por conta própria”, esclareceu.

Após terminar o ensino médio na escola, Talita Alves, 19 anos, passou a fazer parte da estatística. Ela conta que está com dificuldade de se inserir no mercado de trabalho. “Fiz cursos de vendas, mas quando coloco currículo em lojas e vou na agência de trabalho, me informam que preciso de experiência. Estou há um ano tentando algum emprego”, contou a jovem, que, por enquanto, só tem a renda da aposentadoria da sua mãe em casa. Segundo Azeredo, “a população jovem continua prejudicada pelo desemprego, bastante rejeitada no mercado de trabalho em função da falta de qualificação e formação”.

Algumas diferenças entre as categorias analisadas pelo IBGE se tornam preocupantes, por estarem dentro de um cenário que é histórico. É o caso das taxas de desocupação entre mulheres, nordestinos e negros, que são maiores comparadas aos outros grupos.

No levantamento do terceiro trimestre deste ano, a população feminina apresentou uma taxa de desemprego de 13,6%, mas entre os homens, a taxa foi de 10,5%. O Nordeste teve maior taxa entre as regiões, com 14,4%. E a classificação por cor também apontou maior desemprego entre a população preta (14,6%) e parda (13,8%), em relação à população branca (9,4%).

Veja também

Wall Street fecha em alta após divulgação dos resultados de empresas
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta após divulgação dos resultados de empresas

Petróleo fecha em alta nesta terça-feira (23)
Petróleo

Petróleo fecha em alta nesta terça-feira (23)

Newsletter