A-A+

Economia

Pernambuco tem alta de 4,1% no setor de serviços em julho; resultado é o 2º melhor do país

O resultado foi puxado, principalmente, pelos Serviços prestados às Famílias

Setor de Bares e Restaurantes Setor de Bares e Restaurantes  - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O setor de serviços em Pernambuco fechou o mês de julho em alta de 4,1%, em comparação com o mês anterior. O resultado foi o segundo melhor do país, atrás apenas de Alagoas (5,4%). Além disso, Pernambuco também ficou acima da média nacional (1,1%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O resultado foi puxado, principalmente, pelos Serviços prestados às Famílias, que incluem os bares, restaurantes, salões de beleza, espetáculos de artes cênicas e atividades esportivas em geral, cuja alta foi de 154,8%. “Isso se explica pelas características da atividade, que requer contato físico do consumidor para a prestação de serviços. A amenização dos números da pandemia permitiu uma maior movimentação no setor”, afirma a gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita.

As demais categorias tiveram expansão menos intensa. Os Serviços profissionais, administrativos e complementares e os Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio fecharam o mês de julho com o mesmo percentual de aumento: 23,9%. Já os Serviços de informação e comunicação subiram 7,7%, em julho de 2021, frente a julho de 2020.
 

Segundo o IBGE, com o resultado de julho, já é possível identificar uma recuperação do setor em nível pré-pandemia. “Com o resultado, o segmento chega à terceira alta consecutiva e supera pela primeira vez os números pré-pandemia, com 3,1 pontos percentuais acima do índice de fevereiro de 2020. No entanto, a categoria ainda está 19,5% abaixo do recorde histórico, alcançado em maio de 2012 e fevereiro de 2013”, detalha o Instituto.

Variação em 12 meses
Contudo, na análise da variação acumulada em 12 meses, Pernambuco amarga uma queda de 0,4% no setor de serviços. Além disso, na categoria Serviços prestados às Famílias, que se destacou no mês de julho, quando observado a variação acumulada em 12 meses, há uma queda de 7,2%. 

Veja também

Amazon lança nova geração do Kindle Paperwhite, com bateria que dura até 10 semanas
E-READER

Amazon lança nova geração do Kindle Paperwhite, com bateria que dura até 10 semanas

Paulista realiza recadastramento e vistoria de kombis e vans
Transporte

Paulista realiza recadastramento e vistoria de kombis e vans