Economia

Perspectivas de reativação econômica e de tratamento para coronavírus animam mercados

A Bolsa de Tóquio terminou em alta de 3,15% e as Bolsas chinesas evoluíam em positivo

Bolsa de Valores de São PauloBolsa de Valores de São Paulo - Foto: Arquivo/ Rovena Rosa/Agência Brasil

Os anúncios de uma reativação parcial da economia em várias regiões do mundo e a esperança de tratamento para o coronavírus estimularam os mercados nesta sexta-feira (17). O otimismo era tal, tanto na Ásia quanto na Europa, que os investidores pareciam ignorar o declínio vertiginoso da economia chinesa nesta última sessão da semana.

A Bolsa de Tóquio terminou em alta de 3,15% e as Bolsas chinesas evoluíam em positivo. Por volta das 10h15 GMT (7h15 de Brasília), as Bolsas europeias avançavam claramente: Paris subia 3,88%, Frankfurt 3,70%, Londres 3,26%, Milão 2,55% e Madri 2,80%. Em Wall Street, os contratos futuros anunciavam uma alta de mais de 2% nos três principais índices americanos antes da abertura.

Leia também:
Facebook alertará usuários das 'fake news' sobre coronavírus
Último lote do 13º do Bolsa Família estadual começa a ser pago nesta quinta

Num momento em que vários países apresentam planos para uma reabertura gradual de suas economias para maio, "os mercados querem se apegar a uma esperança de saída da rápida da crise", estima Tangi Le Liboux, estrategista da corretora Aurel BGC.

Além disso, "os mercados europeus estão reagindo à perspectiva promissora de um tratamento contra o coronavírus" desenvolvido pelo laboratório Gilead, que "permitiria que as economias reabrissem mais rapidamente", escreve Jasper Lawler, analista do London Capital Group.

O antiviral Remdesivir do laboratório americano mostrou resultados promissores depois de ter sido administrado em dezenas de pessoas gravemente doentes de COVID-19 no mundo, de acordo com um artigo publicado no New England Journal of Medicine, sem ser um ensaio clínico de larga escala no momento.

"Ainda temos que garantir a eficácia real do antiviral e da capacidade de Gilead de produzir em quantidade rapidamente", alerta Le Liboux, que observa que "é uma vacina e/ou imunidade coletiva que permitirá ao planeta acabar com o coronavírus".

A pandemia de Covid-19 deixou mais de 140.000 mortos em todo o mundo e continua seu avanço, inclusive nos Estados Unidos, onde o número de mortos ultrapassa 33.000. Apressado para relançar a primeira economia do mundo o mais rápido possível, o presidente dos EUA, Donald Trump, previu a reabertura do país "prudentemente, passo a passo", com base em dados da saúde, mas sem dar uma data precisa.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Pernambuco abre seleção com 45 vagas para médicos e técnicos de farmácia
SELEÇÃO

Pernambuco abre seleção com 45 vagas para médicos e técnicos de farmácia

Britânica vende por 10 mil libras broche comprado décadas antes por 20 libras
antiguidade

Britânica vende por 10 mil libras broche comprado décadas antes por 20 libras

Newsletter