Projeto

Pescadores de Itapissuma serão beneficiados com o Selo Pescado Livre de Óleo

A ideia é emitir o Selo para certificar a pesca local que não sofre com a contaminação decorrente do derramamento de óleo

Pescados Pescados  - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Um projeto do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper) vai beneficiar pescadores da região de Itapissuma. 

A ideia é emitir o Selo Pescado Livre de Óleo para certificar a pesca local que não sofre com a contaminação decorrente do derramamento de óleo, que atingiu praias do Nordeste em 2019. O investimento é na ordem de R$ 516 mil.

O seu desenvolvimento foi iniciado em meados de julho de 2020, por meio de mapeamento das áreas atingidas, cruzamentos com as regiões utilizadas para pesca local, análises laboratoriais periódicas de amostras e oficinas formativas com a comunidade pesqueira para a elaboração de padrões de certificação.
 

Em Itapissuma, pescadores e associados podem solicitar, junto à Colônia Z-10, a emissão do selo para seus produtos. Fundada em 1927, a Colônia conta com cerca de 400 pescadores e pescadoras artesanais associados, que são diretamente beneficiados pelo Projeto, sendo em sua maioria mulheres. 

Para André Brugger, coordenador de Aquicultura e Pesca Sustentáveis do IABS, o selo representa os esforços de todos os envolvidos. “Após um ano de atividades técnicas e colaboração com pescadores e pescadoras de Itapissuma, o Selo Pescado Livre de Óleo chega para reforçar a confiança dos consumidores e contribuir para novas oportunidades de venda de pescados na região”, afirma.

"O derramamento de óleo trouxe insegurança em relação aos contaminantes hidrocarbonetos provenientes do petróleo na nossa costa. A partir de agora, o selo garante que a população consuma um produto livre dessas toxinas e assim garantimos o sustento da colônia de pescadores", diz o diretor de Fomento e Inovação da AD Diper, João Suassuna.

Veja também

'Não está clara a política de preços da Petrobras neste momento de crise energética', diz Lira
Economia

'Não está clara a política de preços da Petrobras neste momento de crise energética', diz Lira

Decreto que destrava rede privativa de 5G está pronto, diz Fabio Faria
Telecomunicações

Decreto que destrava rede privativa de 5G está pronto, diz Fabio Faria