Projeto

Pescadores de Itapissuma serão beneficiados com o Selo Pescado Livre de Óleo

A ideia é emitir o Selo para certificar a pesca local que não sofre com a contaminação decorrente do derramamento de óleo

Pescados Pescados  - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Um projeto do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper) vai beneficiar pescadores da região de Itapissuma. 

A ideia é emitir o Selo Pescado Livre de Óleo para certificar a pesca local que não sofre com a contaminação decorrente do derramamento de óleo, que atingiu praias do Nordeste em 2019. O investimento é na ordem de R$ 516 mil.

O seu desenvolvimento foi iniciado em meados de julho de 2020, por meio de mapeamento das áreas atingidas, cruzamentos com as regiões utilizadas para pesca local, análises laboratoriais periódicas de amostras e oficinas formativas com a comunidade pesqueira para a elaboração de padrões de certificação.
 

Em Itapissuma, pescadores e associados podem solicitar, junto à Colônia Z-10, a emissão do selo para seus produtos. Fundada em 1927, a Colônia conta com cerca de 400 pescadores e pescadoras artesanais associados, que são diretamente beneficiados pelo Projeto, sendo em sua maioria mulheres. 

Para André Brugger, coordenador de Aquicultura e Pesca Sustentáveis do IABS, o selo representa os esforços de todos os envolvidos. “Após um ano de atividades técnicas e colaboração com pescadores e pescadoras de Itapissuma, o Selo Pescado Livre de Óleo chega para reforçar a confiança dos consumidores e contribuir para novas oportunidades de venda de pescados na região”, afirma.

"O derramamento de óleo trouxe insegurança em relação aos contaminantes hidrocarbonetos provenientes do petróleo na nossa costa. A partir de agora, o selo garante que a população consuma um produto livre dessas toxinas e assim garantimos o sustento da colônia de pescadores", diz o diretor de Fomento e Inovação da AD Diper, João Suassuna.

Veja também

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE
Mercosul

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE

Wall Street fecha em alta após divulgação dos resultados de empresas
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta após divulgação dos resultados de empresas

Newsletter