Economia

Petrobras encontra campos de gás natural em Sergipe e Alagoas

A empresa encontrou seis campos de gás natural, o que promete tirar do papel projeto proposto pelo ministro Paulo Guedes

PetrobrasPetrobras - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras fez a sua maior descoberta desde o pré-sal, em 2006, em Sergipe e Alagoas. Foram encontrados seis campos dos quais a empresa pretende extrair 20 milhões de m³ de gás natural por dia, o que é correspondente a um terço de toda a produção brasileira.

A expectativa é de que gere algo em torno dos R$ 7 bilhões, de acordo com a consultoria Gas Energy, com os quais o governo pretende tornar real o “choque de energia barata”, uma promessa do ministro da Economia, Paulo Guedes. O objetivo é baratear em até 50% o custo do gás natural e “reindustrializar” o Brasil.

Leia também:
Petrobras retoma programa de desinvestimento no setor de fertilizantes
Petrobras não pagou valores prometidos a filmes que premiou em 2018

“Vamos ter competição. É isso que vai fazer o preço baixar”, afirma o secretário de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Felix. O governo pretende que de Sergipe saia o gás mais barato do País por dois motivos: o aumento da produção como fator na redução dos custos e pela entrada em operação de rivais da Petrobrás, a exemplo da americana ExxonMobil.

Sergipe concentra-se, agora, em atrair grandes consumidores de gás para o município de Barra dos Coqueiros, lugar de 25 mil habitantes, rodeado de praias e mangue, vizinha à capital Aracaju, onde fica o Porto de Sergipe. Em breve, o local deve virar um novo distrito industrial.

A Petrobras deve gastar R$ 2 bilhões este ano, para delimitar o reservatório e construir o gasoduto até a costa. Sobre o assunto, a estatal limita-se a dizer que “As águas profundas de Sergipe vêm mostrando grande potencial para o desenvolvimento”.

Veja também

Monitor smart MyView é lançado pela LG no mercado brasileiro nesta segunda-feira (22)
MERCADO

Monitor smart MyView é lançado pela LG no mercado brasileiro nesta segunda-feira (22)

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito
Acredita

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

Newsletter