Economia

Petrobras: novo presidente não comparece em reunião do Conselho

Caio Paes de Andrade não enviou justificativa para os integrantes do colegiado, dizem fontes

Caio Paes de Andrade, aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobras, para presidir a empresaCaio Paes de Andrade, aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobras, para presidir a empresa - Foto: Divulgação

O novo presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, não apareceu em sua primeira reunião do Conselho de Administração, realizada nesta quarta-feira (29). De acordo com fontes, ele também não enviou justificativa alguma.

A atitude ocorreu no dia seguinte ao executivo tomar posse como presidente da estatal sem cerimônia pública. Paes de Andrade assumiu a companhia após José Mauro Ferreira Coelho renunciar ao cargo depois de ser demitido pelo presidente Jair Bolsonaro.

A interpretação do alto escalão é que Paes de Andrade estaria esperando o resultado da Assembleia Geral Extraordinária para "não ter que dar respostas agora". Segundo uma fonte, a estratégia seria "proposital" para ele poder "fazer o que tem ser feito".

Procurada, a Petrobras ainda não se pronunciou.

A assembleia de acionistas ainda não tem data para ocorrer, já que a Petrobras ainda não recebeu a documentação dos novos integrantes do colegiado. Pelas regras da empresa, depois que o conselho tiver o parecer do Comitê de Elegibilidade nas mãos, é preciso marcar a assembleia com 30 dias de antecedência.

A reunião de hoje do colegiado discutiu temas diversos como segurança do trabalho e alteração de regimento, mas não tinha nada na pauta relativo à política de preços.

A participação de Paes de Andrade era aguardada. Havia uma expectativa de que o novo presidente revelasse algumas de suas ideias para a companhia. Uma fonte lamentou a ausência do executivo, mas não ficou surpreendido com a postura.

Procura por novos diretores

Nesta quarta-feira começaram a circular rumores de que Paes de Andrade já está buscando diretores para a estatal. Na lista estariam ex-funcionários da área de RH da empresa, por exemplo.

Uma outra fonte lembrou que da diretoria atual pelo menos três diretores já confidenciaram a colegas planos de aposentadoria com a nova gestão.

Veja também

Quem é herdeira do império Basf que abriu mão de 90% de sua fortuna por que não quer ser "tão rica"
$$$$

Quem é herdeira do império Basf que abriu mão de 90% de sua fortuna por que não quer ser "tão rica"

IBGE: vendas no varejo caem 1,4% em junho
Economia

IBGE: vendas no varejo caem 1,4% em junho