Suape

Porto de Suape ganha nova rota de cabotagem

O novo serviço reforça a ligação do Nordeste com o Sul e Sudeste do país de maneira mais eficiente

Navio CMA CGM ARISTOTE em águas pernambucanasNavio CMA CGM ARISTOTE em águas pernambucanas - Foto: Divulgação

O Porto de Suape ganhou uma rota de cabotagem do novo serviço oferecido pela Mercosul Line, parte do Grupo CMA CGM, líder global em navegação e logística. A linha Nexco (Northeast Express Connection) está operando na costa brasileira, com escala nos portos de Suape, Salvador, Itaguaí e Santos. A primeira parada do navio CMA CGM ARISTOTE em águas pernambucanas ocorreu nesta segunda-feira. 

O novo serviço reforça a ligação do Nordeste com o Sul e Sudeste do Brasil, com uma garantia de maior eficiência. O navio que opera a rota, tem capacidade de 1.700 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e saiu do Porto de Santos no dia 30 de setembro, dando início à rota.

A linha vai oferecer a direção northbound, iniciando sua rota no Porto de Santos, seguindo para Salvador e chegando a Suape, e a direção southbound, que sai de Suape, segue para Itaguaí e depois retorna ao Porto de Santos. Com uma rotação de dez dias e meio, o Nexco oferece um melhor lead time, grande eficiência multimodal e redução da emissão de CO2 comparado a outros modais.

De acordo com o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, a chegada da nova linha consolida o equipamento como um hub logístico da região. “O Porto de Suape possui uma posição estratégica na região Nordeste. O Nexco será muito vantajoso para empresas que possuem matriz no Sul e Sudeste do país e centros de distribuição no Nordeste, podendo utilizar essa logística de distribuição para todas as regiões com um tempo muito mais reduzido se comparado ao transporte rodoviário”, disse. 

A CEO da Mercosul Line, Luiza Bublitz, destaca que a empresa adotou a nova linha para auxiliar os clientes. “A Mercosul Line tem ambição de crescer e continuar atendendo os clientes que estão em busca de eficiência, segurança e sustentabilidade. O volume de cargas transportado via cabotagem no Brasil ainda está muito abaixo de seu potencial. Seguimos com nosso compromisso na geração de empregos e criação de oportunidades no Brasil”, destacou. 

O Porto de Suape é líder nacional na cabotagem entre os portos públicos brasileiros e concluiu o primeiro semestre de 2020 com 7.965.066 toneladas movimentadas neste tipo de navegação, alcançando um incremento de 13% em relação aos seis primeiros meses de 2019.

Veja também

Servidores federais fazem atos em Brasília por reajuste salarialEconomia

Servidores federais fazem atos em Brasília por reajuste salarial

Diferença de preços de material escolar chega a quase 333% no Recife; confira pesquisaPROCON RECIFE

Material escolar: diferença de preços chega a quase 333% no Recife; veja pesquisa