Economia

Porto Digital apresenta propostas ao Ministério da Defesa

Presidente do Porto Digital recebeu o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, que conheceu as dependências do parque tecnológico, em busca de soluções que possam contribuir com o desenvolvimento

Ministro da Defesa durante visita ao Porto DigitalMinistro da Defesa durante visita ao Porto Digital - Foto: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

A busca por soluções tecnológicas e o aumento da parceria entre o Porto Digital e o Ministério da Defesa foi o tema da visita do ministro Fernando Azevedo e Silva nesta quarta-feira (21).

O general do exército foi recebido pelo presidente do Porto, Pierre Lucena, que apresentou o parque tecnológico e destacou um projeto da Pickcells, startup pernambucana que usa inteligência artificial em diagnósticos laboratoriais.

Azevedo e Silva destacou que ficou surpreso com a estrutura que o Porto tem atualmente, e apontou que o trabalho da Pickcells pode trazer benefícios no futuro. “Chama atenção como evoluiu o Porto Digital, com tantos números de empresas participantes que transformam conhecimento em capacidades reais. A visita foi muito proveitosa, e podemos avançar. Vi no laboratório que exames laboratoriais podem ser feitos até pelo próprio celular, isso para o combatente nosso, para o médico celular, isso vai ser um avanço pra gente, muito gratificante essa visita”, contou o ministro da Defesa.

Leia também:
Porto Digital possui 900 vagas de emprego
Porto Digital vai triplicar a incubação de startups


O fundador e diretor de tecnologia da Pickcells, Rodrigo Paiva conta que a empresa já recebeu um aporte de R$ 1,6 milhões, e desenvolveram uma ferramenta que permite diagnosticar um exame em até 3 minutos, onde o interessado investe R$ 10 mil. “A gente sempre teve essa visão que usa tecnologia para melhorar a parte da saúde, e já temos esse trabalho de levar isso a baixo custo. Usamos inteligência artificial para parte de diagnósticos na área de saúde, pegando as amostras de urina, sangue ou fezes, manda pro software que consegue classificar e detectar as doenças nessas amostras”, contou.

O ministro também anunciou uma parceria com o Porto Digital para a Escola Nacional de Segurança Cibernética no próximo ano. Também participou do evento o secretário Nacional de Segurança Pública, general Teophilo.

Veja também

Governo publica medida provisória que prorroga Desenrola até 20 de maio
DÍVIDAS

Governo publica medida provisória que prorroga Desenrola até 20 de maio

País cria 306.111 vagas com carteira assinada em fevereiro, diz Caged
BRASIL

País cria 306.111 vagas com carteira assinada em fevereiro, diz Caged

Newsletter