Porto Digital promove Pense!Pernambuco

Parque tecnológico dá início, nesta segunda, a uma série de seminários sobre o futuro

O secretário de Acompanhamento Econômico,  Mansueto de AlmeidaO secretário de Acompanhamento Econômico, Mansueto de Almeida - Foto: Agência Brasil

De olho nas oportunidades de negócios e nas necessidades que serão criadas nos anos que ainda estão por vir, o Porto Digital dá início a uma série de seminários sobre o futuro nesta segunda-feira (19). A intenção é refletir sobre as próximas tendências socioeconômicas para começar a construir o futuro desde já. Por isso, haverá debates sobre temas diversos ao longo de 18 meses dentro de um programa chamado Pense!Pernambuco.

“Estamos muito presos no presente. Mas, se você não reflete sobre o futuro, acaba sendo arrastado por ele e deixando de ser um ator relevante na sua construção. Por isso, queremos trazer para o presente elementos que farão parte do futuro para que possamos começar a construí-lo agora”, explicou o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, dizendo que os debates terão “palestrantes de diversas orientações políticas e acadêmicas”. “A ideia é fomentar um pensamento plural que motive os jovens políticos, empresários e acadêmicos a se engajar em temas relevantes”, explicou.

Leia também:
Negócio de impacto ganha espaço no Porto Digital
Agências bancárias paralisam atividades no Recife nesta segunda

Por conta disso, o primeiro seminário vai discutir “O Brasil e o Futuro”. E o debate será comandado pelo secretário de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loterias do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, e pela ex-diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Elena Landau, que também já trabalhou na análise de conjuntura econômica e de política macroeconômica no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A palestra está marcada para acontecer das 15h às 18h desta segunda no Apolo 235, no Bairro do Recife, e tem entrada gratuita.

Depois disso, as discussões serão sobre o “O Futuro de Pernambuco” e “O Mundo no Futuro”. “Os conteúdos mais relevantes e instigantes que forem gerados nesses seminários serão abordados nos próximos 15 seminários”, contou Saboya, dizendo que o Pense!Pernambuco está aberto a qualquer tema, desde o desenvolvimento público e o ramo empresarial até a desigualdade de renda e a identidade de gênero. Por isso, o Porto Digital espera ver reflexos dessas discussões em campos variados, da construção de políticas públicas e abordagens acadêmicas até à elaboração de novas estratégias empresariais.

O Pense!Pernambuco é coordenado pelo Porto Digital, mas também conta com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec) e da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper).

Veja também

BNDES antecipa voto em assembleia da JBS para pressionar por ação contra irmãos Batista
Economia

BNDES antecipa voto em assembleia da JBS para pressionar por ação contra irmãos Batista

Estado com poucos cadastros sociais teve menos auxílio
Auxílio Emergencial

Estado com poucos cadastros sociais teve menos auxílio