Terceiro setor

Porto Social lança editais para incubação de projetos e formação de líderes

Interessados devem se inscrever até o dia 15 abril

Foto:

O Porto Social – uma organização voltada ao estímulo e crescimento do terceiro setor – lançou nessa quarta-feira (24), editais para dois de seus programas. O primeiro deles é o Programa de Incubação de Negócios ou Projetos Sociais (INCS) – que conta com apoio da Prefeitura do Recife. O segundo é o Programa de Líderes de Impacto Social (PLIS), com foco na seleção e capacitação de pessoas com vocação para atuar nessa área e é feito em parceria com o Instituto Neoenergia. As inscrições vão até o dia 15 de abril de 2021. 

Os regulamentos completos dos editais estão disponíveis no site do Porto Social (www.portosocial.com.br) e demais mídias e redes sociais. As inscrições para o processo seletivo serão válidas para os que preencherem o formulário completo até o dia 24 de março. O edital do INCS vai selecionar empreendimentos sociais e iniciativas em fase inicial e que tenham atuação no Grande Recife. Criado para profissionalizar projetos já em andamento, com ou sem formalização jurídica, o processo do programa acontece em 10 meses e conta com palestras, workshops, mentorias individuais recorrentes e eventos de conexão. A seleção é dirigida a ONGs, cooperativas e até empresas que trabalhem com soluções para problemas sociais e ambientais. 

Para participar do programa, que já capacitou mais de 200 iniciativas sociais, é necessário ter de um a três membros dispostos a participar das atividades programadas, frequentando 75% das 200 horas de atividades. A duração é de dez meses, com diagnósticos, palestras, workshops, mentorias individuais e eventos de conexão.

Já o programa de líderes aponta para convocação de pessoas com capacidade de engajamento e mobilização social. Neste caso o objetivo é capacitar e aprimorar as habilidades dos multiplicadores, consolidando seus aprendizados. A meta é desenvolver pessoas que desejam comandar projetos e iniciativas sociais. O PLIS tem duração de três meses, com workshops e mentorias coletivas em empreendedorismo social, gestão, vendas, comunicação, liderança e educação financeira.

 

Os principais critérios avaliados na seleção serão os impactos gerados pela iniciativa apresentada; perspectivas de governança e sustentabilidade financeira; característica inovadora e diferenciada da solução apresentada; capacidade de replicabilidade e disseminação da resolução do problema social; impacto direto e indireto sobre os atores envolvidos; além da clareza e segurança na exposição. Na primeira etapa, serão selecionadas até 50 iniciativas para o Programa de Incubação de Negócios ou Projetos Sociais e 35 líderes para o Programa de Líderes de Impacto Social - PLIS. A Banca de Avaliação será composta pela equipe do Porto Social e empreendedores sociais, imprensa, professores, formadores de opinião, parceiros, investidores e sociedade civil, que vão poder participar através das plataformas digitais.

 

Veja também

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões
Loterias

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE
Mercosul

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE

Newsletter