Pré-sal já responde por quase metade da produção nacional de petróleo

De acordo com a ANP, o volume representa uma queda de 1,6% com relação ao mês anterio

Plataforma de petróleoPlataforma de petróleo - Foto: petroleo, petrobras, economia

A produção de petróleo no pré-sal bateu novo recorde em janeiro, chegando a 1,276 milhão de barris por dia. O valor corresponde a 47% do total produzido no país: 2,687 milhões de barris por dia.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o volume representa uma queda de 1,6% com relação ao mês anterior, provocada por parada para manutenção na plataforma P-40, da Petrobras.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve aumento de 14,2%.
Somando o gás, a produção nacional foi de 3,378 milhões de barris de óleo equivalente por dia. O pré-sal contribuiu com 1,587 milhões de barris de óleo equivalente -também 47% do total.

A maior parte da contribuição vem do campo de Lula, na Bacia de Santos, que produziu em janeiro 729 mil barris de petróleo e 31,6 milhões de metros cúbicos de gás natural, somando 928,6 milhões de barris de óleo equivalente.

Enquanto a contribuição dos campos do pré-sal permanece crescendo, há uma tendência de queda nos campos fora da maior região produtora do país.
Os campos do pós-sal produziram 1,790 milhão de barris de óleo equivalente por dia, completando o oitavo mês seguido de queda. É o pior valor desde abril de 2016.
Os dados da ANP mostram que, com o crescimento do pré-sal, cresce também a fatia de empresas estrangeiras na produção nacional de petróleo e gás.

Em janeiro, empresas privadas ficaram com 21,5% do volume total produzido. As maiores fatias foram da BG Brasil (controlada pela Shell), da Repsol Sinopec e da Petrogal Brasil, todas sócias em grandes projetos do pré-sal.

Veja também

Prazo para contestar auxílio emergencial negado no dia 10 acaba nesta quinta (22)
Auxílio Emergencial

Prazo para contestar auxílio emergencial negado no dia 10 acaba nesta quinta (22)

BC aprova obrigatoriedade dos bancos ofertarem Pix por agendamento
Economia

BC aprova obrigatoriedade dos bancos ofertarem Pix por agendamento