Preço das carnes cai e alivia churrasco de Carnaval

As principais altas de preços em janeiro estão em verduras e legumes. Usado na salada e no vinagrete, o preço do tomate subiu 48,19% só no mês passado

Matadouro em CupiraMatadouro em Cupira - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O feriadão é um bom momento para quem gosta de fazer churrasco. A queda no preço das carnes se consolidou no decorrer de 2017 e 2018 começa com a variação ainda avançando devagar. Nos 12 meses até janeiro deste ano, esse grupo de despesas teve queda de 2,35% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto as carnes animam o consumidor, melhor ter cautela com os acompanhamentos. As principais altas de preços em janeiro estão em verduras e legumes. Usado na salada e no vinagrete, o preço do tomate subiu 48,19% só no mês passado. As folhas, como agrião e alface, avançaram menos em 12 meses. O primeiro até entrou o ano com queda, mas acumula alta de 6,61%.

Leia também:
Carne de porco ainda tem baixo consumo no País
No lugar de carne, aveia

A alface subiu 1,11% no mês e 5,11% em um ano. Complementos mais simples têm variação de preços mais atrativa. A mandioca caiu 17,26% em janeiro. O pão francês variou 0,21%. Segundo a Scot Consultoria, a retração no consumo foi o que mais influenciou na queda do preço das carnes.

O início do ano é considerado um período típico de redução nas vendas, com os gastos direcionados para outras despesas. A expectativa da indústria é que o Carnaval represente uma melhora. O consumidor pode adotar estratégias para economizar. Trocar o açougue de supermercado pelo de rua costuma compensar. Não se esqueça de comprar asa e coxa de frango, e linguiça, todas opções muito populares e com preços em queda.

Entre as bebidas, a alta é geral, mas nada que prejudique a programação do churrasco. Prefira comprar as bebidas em supermercados, atacarejos ou distribuidoras. Se compradas em temperatura ambiente, costumam custar menos do que as já geladas. Para isso, é melhor se programar antes.

Veja também

Ministro descarta risco de apagão no país por crise hídricaCrise Hídrica

Ministro descarta risco de apagão no país por crise hídrica

Wall Street fecha em queda, puxada por tomadas de benefícios e FedBolsa de valores

Wall Street fecha em queda, puxada por tomadas de benefícios e Fed