A-A+

Prêmio MasterCana homenageia setor sucroenergético nesta quinta-feira

Representantes do setor sucroenergético vão celebrar autoridades, empresas e entidades que trabalham em defesa do segmento no Norte e Nordeste

MasterCanaMasterCana - Foto: Arthur de Souza//Folha de Pernambuco

Ações e práticas sustentáveis e de aprimoramento em defesa do setor sucroenergético serão celebradas na noite de hoje. Em sua 13ª edição, o Prêmio MasterCana Norte/Nordeste vai homenagear as usinas, entidades e cooperativas que obtiveram ótimas performances durante a safra da cana de açúcar,além de autoridades públicas que tiveram o trabalho reconhecido em defesa da cultura canavieira da região. No evento, que acontece no Spettus Steak House, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, estarão presentes os grupos que representam cerca de 50% da produção de cana do Norte/Nordeste.

Durante a solenidade, serão entregues 35 troféus para empresas e personalidades do setor. “Vamos dar destaque aos que defendem o segmento canavieiro. Então, vamos celebrar os produtores que estão sempre na luta, as empresas fornecedoras que buscam inovação no setor, a exemplo de inovações de insumos e máquinas, e também deputados federais e secretários de Estado que estão realizando ações fundamentais pelo setor, já que identificamos carência de políticas públicas”, destacou o presidente do grupo ProCana Brasil e o organizador do evento, Josias Messias.

O momento vai congregar diversos envolvidos no trabalho de fomento à cultura canavieira, importante segmento que gera emprego e renda para a região Norte/Nordeste. Além de Pernambuco, estarão presentes personalidades de estados como Alagoas, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. “O impacto social na região é muito importante, chega a ter cerca de 1 milhão de empregos, entre diretos e indiretos. Apenas uma usina gera 3 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos. Como na região não tem a mecanização como existe na cultura canavieira do Sul/Sudeste, a geração de emprego é mais intensa”, disse Messias.

Leia também:
Prêmio MasterCana mantém o foco na produção sustentável
MasterCana vai premiar setor sucroenergético  


Algumas das categorias das premiações são: performance na área Comercial e Logística; gestão na área Industrial; e tecnologia na Irrigação. O Grupo EQM, presidido pelo empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, é um dos que receberão homenagens pelas práticas em defesa do setor. Pertencentes ao Grupo, a Usina Cucaú, em Pernambuco, se destacou pela performance Agroindustrial, e a Usina Utinga, em Alagoas, será agraciada pela gestão de Responsabilidade Empresarial.

“A Cucaú se destaca por conseguir melhoria de produção tanto no campo quanto na indústria. E a Utinga se destaca no trabalho, rapidez e qualidade no processo de certificação do RenovaBio”, disse Messias. O RenovaBio é um programa criado para incentivar a produção e o consumo de biocombustíveis, a exemplo do etanol. O Grupo EQM é um dos apoiadores do evento, que conta como patrocínio da empresa Ubyfol de nutrição vegetal.

O MasterCana é uma tradicional premiação setorial que, há mais de 30 anos, vem reconhecendo o mérito das pessoas e organizações que se destacam no setor sucroenergético brasileiro.

Veja também

Peso da pandemia: além do luto, sobrecargas durante o trabalho remoto se tornam mais difíceis
Peso da pandemia

Além do luto, sobrecargas criadas durante o trabalho remoto se tornam mais difíceis

Mega-Sena deve pagar neste sábado R$ 26,5 milhões
Prêmio

Mega-Sena deve pagar neste sábado R$ 26,5 milhões