Economia

Privatização pode favorecer hub da Latam

Entrada do Aeroporto do Recife no PPI ajudaria a atrair investidores

Boa avaliação do terminal aéreo conta a favor para um plano futuro de concessão privadaBoa avaliação do terminal aéreo conta a favor para um plano futuro de concessão privada - Foto: Arthur Mota

 

A possível entrada do Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal pode mudar o jogo e ajudar a atrair o hub da Latam para Pernambuco. É que, na análise dos especialistas, entregar o terminal à iniciativa privada pode melhorar a infraestrutura do equipamento e pesar na balança no momento em que a companhia tomar uma decisão final.

Recife concorre com Fortaleza e Natal desde 2015, quando a empresa anunciou a intenção de construir um centro de conexões na Região - que tem potencial para concentrar a demanda de transporte aéreo da América do Sul para a Europa e África. Atualmente, a negociação está suspensa em função das instabilidades econômicas, mas segue nos planos da empresa.
“Temos bons exemplos do quanto a privatização fez bem a alguns aeroportos do Brasil. Os terminais de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), por exemplo, eram péssimos e administrados pela Infraero. Atualmente, e depois das concessões, as diferenças de infraestrutura e de serviço são gritantes”, comparou o professor da área de lazer e turismo da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Trigo, destacando que, no caso da Latam, o interesse por executar o projeto em um aeroporto privado seria justificável por ser, naturalmente, mais rentável.
Se o Aeroporto do Recife for concessionado, o embate direto pelo hub da Latam será com o terminal Pinto Martins, de Fortaleza, que segue na lista de concessões anunciadas pelo presidente Michel Temer. No caso de Fortaleza, a situação está bem mais encaminhada pois o edital foi publicado no fim de 2016 e o leilão está previsto para acontecer até março deste ano.

Mas, por si só, a privatização do aeroporto não seria capaz de garantir o hub. Em entrevista ao G1, a presidente da Latam no Brasil, Claudia Sender, disse que é preciso mudar o próprio modelo de concessão dos aeroportos brasileiros. “Nos aeroportos concedidos tivemos aumentos muito expressivos de todas as taxas não tabelas”, pontuou ao portal.
Segundo o professor da USP, Luiz Trigo, concorda que é preciso mudar as regras. “As companhias pleiteiam uma melhora no edital de concessão e que lhes deem uma maior autonomia administrativa, o que ainda não é possível porque a Infraero continua com parte considerável do controle após a privatização”, analisou, acrescentando que a instabilidade econômica gerada a partir de uma incerteza política também prejudica as concessões.
O interesse em transferir o Aeroporto do Recife ao parceiro privado foi levantado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-governador do Estado, Raul Henry. Nos primeiros dias após tomar posse como representante da pasta, o mesmo foi a Brasília destravar o assunto. “A informação de Moreira Franco (responsável pelo PPI) é que não havia nenhum planejamento no curto prazo. Mas, se Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) entrarem, há grande chance de Recife entrar”, avaliou.

Sobre esse fator aumentar as probabilidades do empreendimento angariar o hub, Henry disse que só a Latam pode responder. No entanto, reforçou que a privatização pode atrair investimentos para Pernambuco.
Mas não só isso, na opinião do professor de finanças do Ibmec/Brasília, Marcos Melo. Para ele, a privatização seria a oportunidade de o terminal do Recife fazer as adequações necessárias para receber o empreendimento do grupo chileno. Em estudo encomendado pela Latam, Recife precisaria construir um novo terminal. Procurada, a Infraero respondeu que “a decisão sobre a mudança do modelo de gestão dos aeroportos compete ao Governo Federal, por meio do Ministério dos transportes, portos e aviação Civil.”

 

Veja também

Eletrobras leva os dois primeiros lotes do megaleilão de energia da Aneel
energia elétrica

Eletrobras leva os dois primeiros lotes do megaleilão de energia da Aneel

Amazon planeja US$ 150 bi em investimentos para se preparar para explosão de demanda por IA
TECNOLOGIA

Amazon planeja US$ 150 bi em investimentos para se preparar para explosão de demanda por IA

Newsletter