Empréstimos

Procon-PE interdita e autua financeiras na RMR; saiba como denunciar

Fiscalização verifica se as financeiras estão com as documentações necessárias para funcionamento e se seguem as normas previstas pelo BCB

Financeira interditada pelo Procon-PEFinanceira interditada pelo Procon-PE - Foto: Divulgação/Procon-PE

Esta semana, o Procon Pernambuco realiza fiscalizações para inspecionar correspondentes financeiros na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo o órgão, até esta quarta-feira (27), três foram interditados e outros três, autuados.

A fiscalização verifica se as financeiras estão com as documentações necessárias para funcionamento e se seguem as normas previstas na resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.

Na segunda-feira (25), dois estabelecimentos do grupo Banco BMG, um localizado em Casa Caiada, em Olinda, e outro no Janga, em Paulista, foram interditados pelos fiscais.

Os dois estabelecimentos atuavam sem CNPJ, além de apresentarem divergências nos documentos apresentados para funcionamento como correspondente bancário.

Já nesta quarta-feira (27), uma financeira foi interditada e três foram autuadas em de Jaboatão dos Guararapes. 

A Crédita Empréstimo, situada em Piedade, foi autuada e interditada após ter sido constatadas irregularidades nas normas sobre a contratação de correspondentes do Banco Central do Brasil e por não possuir CNPJ. 

As empresas: KM Comércio e Serviços Eireli - Credi 1, Dancred Promotora - Help e Agibank, todas localizadas em Prazeres, foram autuadas por irregularidades na documentação como correspondentes bancários. 

“Os estabelecimentos que oferecem esse serviço de forma irregular serão alcançados e seus representantes terão que responder administrativamente e até criminalmente, dependendo da ilegalidade cometida”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Segundo o Procon, os estabelecimentos terão o prazo de 10 dias para apresentar defesa. 

Em 2021, o Procon Pernambuco já fiscalizou 37 estabelecimentos, tendo interditado 17. 

Na sua maioria, os estabelecimentos interditados atuam como correspondentes bancários, os quais não possuem a autorização do Banco Central.

Cuidados e como denunciar
O Procon-PE ressalta que o consumidor, ao fazer um empréstimo, deve sempre realizar uma pesquisa prévia para confirmar se a empresa de fato é de confiança. 

No site do Banco Central, é possível constatar uma relação de todas as instituições financeiras autorizadas a proceder com empréstimos consignados

Em casos de denúncias, o consumidor pode procurar o órgão através do 0800.282.1512, por e-mail ([email protected]) ou por Whatsapp (81) 3181.7000.

Veja também

Concurso Unificado: novas regras com proibição para candidatos saírem com provas e coleta de digital
Enem dos concursos

Concurso Unificado: novas regras com proibição para candidatos saírem com provas e coleta de digital

Conselho da Light aprova novo plano de recuperação judicial, com previsão de aumento de capital
negócios

Conselho da Light aprova novo plano de recuperação judicial, com previsão de aumento de capital

Newsletter