Procon-PE orienta postos sobre a redução do diesel

Nessa terça (5) ao visitar 11 postos, o Procon-PE também orientou os responsáveis para que sinalizem aos clientes os preços do diesel antes e depois da medida do governo.

Fiscalização do Procon-PEFiscalização do Procon-PE - Foto: Divulgação/SJDH

Durante fiscalização nos postos de combustível do Recife, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon-PE) orientou proprietários dos estabelecimentos a praticarem os novos preços do diesel com a redução de R$ 0,46 anunciada pelo Governo Federal. Nessa terça (5) ao visitar 11 postos, o órgão também orientou os responsáveis para que sinalizem aos clientes os preços do diesel antes e depois da medida do governo.

De acordo com o gerente de fiscalização do Procon-PE, Roberto Campos, é essencial que os proprietários dos postos anunciem os preços. “Estamos realizando a ação em caráter educativo, sem aplicar medidas coercitivas. Por enquanto, estamos aguardando definição da Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, sobre um posicionamento igualitário sobre os preços no País”, ressaltou Campos.

A oferta de diesel com preços mais baratos ainda não ocorre em muitos postos porque os descontos ainda não chegaram das distribuidoras. “Distribuidoras informaram que ainda não estão recebendo o repasse das refinarias com desconto no diesel. Então, os postos não estão conseguindo oferecer valores mais em conta. Além disso, estabelecimentos estão com o estoque antigo, por isso os preços não caíram”, explicou Campos.

Leia também:
ANP fará consulta pública sobre reajustes de preços de combustíveis
'A Venezuela começou assim', dizem distribuidoras sobre controle de preços
Peso da greve dos caminhoneiros foi grande na inflação, diz Fipe

Preços
A paralisação dos caminhoneiros ocorrida em maio deverá ter impacto no índice nacional de inflação de junho, segundo cálculos do Ibre/FGV. Perdas de produção e o aumento no preço de produtos alimentícios deverão levar a inflação para 1% neste mês, a maior variação desde janeiro de 2016, quando o IPCA, o índice oficial de inflação do país, variou em 1,27%.

Veja também

Venda de livros pela internet cresce 44% em 2020
Economia

Venda de livros pela internet cresce 44% em 2020

Zara fechará lojas menores no Brasil e focará em vendas online
Economia

Zara fechará lojas menores no Brasil e focará em vendas online