Consumidor

Procon Recife realiza mutirão online para negociação de débitos com a Compesa

Consumidores poderão negociar as dívidas com a companhia sem precisar sair de casa

Procon Recife inicia mutirão para negociação de dívidas com a CompesaProcon Recife inicia mutirão para negociação de dívidas com a Compesa - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

A terceira semana do mutirão online de negociação de dívidas vencidas do Procon Recife tem início nesta segunda-feira (02) e contemplará os consumidores inadimplentes com a Compesa. Os clientes em débito com a companhia poderão negociar suas dívidas virtualmente, sem precisar de agendamento. A ação acontecerá até a próxima sexta-feira (02). Este será o último mutirão online programado pelo órgão de defesa do consumidor.

O primeiro mutirão foi realizado com a Celpe e o segundo com os bancos. Segundo o Procon Recife, foram mais de 1.100 atendimentos com a distribuidora de energia e cerca de 1.500 com as instituições financeiras. Segundo a presidente do órgão municipal, Ana Paula Jardim, os mutirões são uma excelente oportunidade para negociar as dívidas. “As propostas que as instituições oferecem nos mutirões são diferenciadas. O da Celpe, por exemplo, teve caso em que o consumidor conseguiu o parcelamento em 12x na fatura de energia, além da retirada de juros e multas”, analisou.

A expectativa para o mutirão com a Compesa é alta. Segundo Ana Paula Jardim, a companhia oferece até 90% de descontos em determinados casos. Normalmente, as condições do negócio vão depender do valor da dívida e do tempo que ela existe. “Nesses últimos mutirões nós estamos fazendo negociações ainda melhores que em mutirões passados. Tem consumidor conseguindo excelentes descontos e com entradas baixas. Eu acredito que eles estão mais sensíveis por causa da pandemia”, afirmou Ana Paula Jardim.

A presidente também dá dicas para fechar a negociação. “Se o que for oferecido para o consumidor estiver acima do que ele puder pagar, é melhor ele esperar. Vão haver outros mutirões, outras oportunidades de negociação, por isso é recomendado que ele só aceite uma proposta se tiver condições de honrar com o acordado”, explicou.

O mutirão é para dívidas reconhecidas, ou seja, aquelas que o cliente sabe que está devendo, e não para contestar o débito. Para fazer a negociação, o consumidor deve acessar o site do Procon Recife (https://procon.recife.pe.gov.br) e selecionar o ícone "Mutirão Online Compesa". Após o recebimento do formulário, o órgão irá encaminhar para a Compesa e apresentará a proposta de quitação em até 48 horas.

O consumidor poderá acessar a plataforma a partir das 00h01 da segunda-feira. O site funciona em todos os horários e sem a necessidade de marcação ou agendamento. Diferentemente dos outros mutirões, o da Compesa será encerrado às 13h da sexta-feira (02).

O cliente que tiver dificuldade em acessar o sistema, poderá entrar em contato com o Procon Recife através do e-mail [email protected], das redes sociais @proconrecife ou ainda de forma presencial, com prévio agendamento, através do site www.procon.recife.pe.gov.br. Por conta da pandemia, porém, o órgão de defesa do aconselha que o consumidor dê preferência para os canais digitais do Procon Recife. 

Veja também

Ex-rei das criptomoedas é sentenciado a 25 anos de prisão por cometer "fraude da década"
criptomoedas

Ex-rei das criptomoedas é sentenciado a 25 anos de prisão por cometer "fraude da década"

MP do governo antecipa recursos de privatização da Eletrobras para reduzir conta de luz em 3,5%
energia elétrica

MP do governo antecipa recursos de privatização da Eletrobras para reduzir conta de luz em 3,5%

Newsletter