Consumidor

Procon Recife realiza mutirão online para negociação de débitos com a Compesa

Consumidores poderão negociar as dívidas com a companhia sem precisar sair de casa

Procon Recife inicia mutirão para negociação de dívidas com a CompesaProcon Recife inicia mutirão para negociação de dívidas com a Compesa - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

A terceira semana do mutirão online de negociação de dívidas vencidas do Procon Recife tem início nesta segunda-feira (02) e contemplará os consumidores inadimplentes com a Compesa. Os clientes em débito com a companhia poderão negociar suas dívidas virtualmente, sem precisar de agendamento. A ação acontecerá até a próxima sexta-feira (02). Este será o último mutirão online programado pelo órgão de defesa do consumidor.

O primeiro mutirão foi realizado com a Celpe e o segundo com os bancos. Segundo o Procon Recife, foram mais de 1.100 atendimentos com a distribuidora de energia e cerca de 1.500 com as instituições financeiras. Segundo a presidente do órgão municipal, Ana Paula Jardim, os mutirões são uma excelente oportunidade para negociar as dívidas. “As propostas que as instituições oferecem nos mutirões são diferenciadas. O da Celpe, por exemplo, teve caso em que o consumidor conseguiu o parcelamento em 12x na fatura de energia, além da retirada de juros e multas”, analisou.

A expectativa para o mutirão com a Compesa é alta. Segundo Ana Paula Jardim, a companhia oferece até 90% de descontos em determinados casos. Normalmente, as condições do negócio vão depender do valor da dívida e do tempo que ela existe. “Nesses últimos mutirões nós estamos fazendo negociações ainda melhores que em mutirões passados. Tem consumidor conseguindo excelentes descontos e com entradas baixas. Eu acredito que eles estão mais sensíveis por causa da pandemia”, afirmou Ana Paula Jardim.

A presidente também dá dicas para fechar a negociação. “Se o que for oferecido para o consumidor estiver acima do que ele puder pagar, é melhor ele esperar. Vão haver outros mutirões, outras oportunidades de negociação, por isso é recomendado que ele só aceite uma proposta se tiver condições de honrar com o acordado”, explicou.

O mutirão é para dívidas reconhecidas, ou seja, aquelas que o cliente sabe que está devendo, e não para contestar o débito. Para fazer a negociação, o consumidor deve acessar o site do Procon Recife (https://procon.recife.pe.gov.br) e selecionar o ícone "Mutirão Online Compesa". Após o recebimento do formulário, o órgão irá encaminhar para a Compesa e apresentará a proposta de quitação em até 48 horas.

O consumidor poderá acessar a plataforma a partir das 00h01 da segunda-feira. O site funciona em todos os horários e sem a necessidade de marcação ou agendamento. Diferentemente dos outros mutirões, o da Compesa será encerrado às 13h da sexta-feira (02).

O cliente que tiver dificuldade em acessar o sistema, poderá entrar em contato com o Procon Recife através do e-mail [email protected], das redes sociais @proconrecife ou ainda de forma presencial, com prévio agendamento, através do site www.procon.recife.pe.gov.br. Por conta da pandemia, porém, o órgão de defesa do aconselha que o consumidor dê preferência para os canais digitais do Procon Recife. 

Veja também

Preço do etanol atinge maior nível para outubro desde 2016
Combustível

Preço do etanol atinge maior nível para outubro desde 2016

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado de R$ 32 milhões
Loterias

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio de R$ 32 milhões