TURISMO

Procura por passagens para Buenos Aires dispara no Brasil após anúncio de reabertura da fronteira

Segundo a plataforma Kayak, o movimento cresceu 92% em relação à semana passada; vacinados poderão entrar no país sem necessidade de quarentena

Ruas de Buenos AiresRuas de Buenos Aires - Foto: Juan Mabromata/AFP

Leia também

• Portugal não aceita certificado de vacinação do Brasil, diz embaixador

• Procura por passagens para EUA dispara após anúncio de abertura do país a vacinados

A notícia da reabertura da fronteira Argentina com os países vizinhos, sem necessidade de isolamento para os vacinados a partir de outubro, animou o setor de turismo do Brasil.

Principal destino dos brasileiros em números absolutos, o país já deve perceber o aumento da chegada deles no próximo mês. Em apenas um dia do anúncio do governo argentino, as buscas por passagem para Buenos Aires, pela plataforma Kayak, subiram 92% em comparação com a semana passada para o período entre 01/10 e 31/12.

A demanda também fez os preços das passagens caírem em 26% se comparados com os últimos sete dias. O tíquete médio está saindo a R$2.657.

Já um levantamento do site Decolar mostrou que a busca dos viajantes brasileiros para a Argentina cresceu mais de 38% nesta terça-feira em relação à terça anterior.Buenos Aires, Bariloche, Mar del Plata, Córdoba, Rosário, Ushuaia, Tucumã, El Calafate, El Palomar e Puerto Iguazú são os destinos mais procurados, com saídas, principalmente, de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Para embarque em outubro, as passagens custam a partir de R$ 1.371.

Magda Nassar, presidente nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), comemorou a notícia. Ainda que as exigências atuais de documentação possam afastar o turista num primeiro momento, a tendência é de que haja ajustes nas demandas e restrições até o fim do ano.

A partir de outubro, para entrar na Argentina, sem necessidade de quarentena, será necessária a vacinação completa, teste PCR negativo nas 72 horas anteriores ao embarque, ou antígeno na chegada ao país, e outro PCR do 5º ao 7º dia no local.

– A reabertura das fronteiras é fundamental. É uma excelente notícia. Com essa flexibilização, já vemos um acréscimo da procura por pacotes curtos, de feriados e férias. Por ser um destino muito próximo, os pacotes costumam ser de quatro dias para Buenos Aires, e essas exigências podem atrapalhar um pouco. Mas em outubro, já veremos esse aumento – diz Magda, ressaltando que 40% das vendas dos associados são de pacotes internacionais em épocas normais, e boa parte delas impulsionadas pelos argentinos. – Em 2020 e 2021, os pacotes foram prioritariamente nacionais, entre 85% a 90%. Esperamos que esses números comecem a se regularizar.

Marina Figueiredo, vice-presidente da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), acredita que mais um passo foi dado na retomada do turismo internacional. Mas é cautelosa na comemoração, pois o curso da pandemia já mostrou que expectativas estão sendo frustradas constantemente. De qualquer forma, a reabertura da Argentina será primordial para que a América do Sul volte a liderar como principal destino dos brasileiros.

– Em 2019, a região somava 30% dos embarques internacionais dos nossos associados, com liderança ampla da Argentina. Ano passado, caiu para 20%, atrás da América Central e do Norte. A reabertura sem quarentena é primordial, mantendo todos os cuidados. Para o turismo de lazer, não adianta reabrir e exigir isolamento, ainda mais em destinos de pacotes curtos. Estando liberado para o turismo muda tudo. Estamos contando os dias parar que isso aconteça – diz.

O turismo entre os vizinhos é uma via de mão dupla. Os argentinos são os principais viajantes internacionais para o Brasil. A reabertura de fronteiras também vai aquecer o mercado interno.

– Eles não podem nos perder, nem nós podemos perdê-los. É uma parcela importante do nosso receptivo. Em 2019, tivemos um número baixo de turistas estrangeiros, cerca de 6,5 milhões (30% de argentinos). Sem eles, há uma defesagem grande para nossos associados – afirmou Magda.

As aéreas também já estão se movimentando com a notícia. A Latam, que atualmente faz apenas um voo semanal para Buenos Aires, partindo de São Paulo,  disse estar preparada para aumentar os voos entre os países vizinhos assim que a informação foi oficializada.

Em nota, a Gol informou que a retomada dos voos para Buenos Aires pela empresa está planejada para dezembro. Acrescentou ainda que "esse planejamento está atrelado às melhorias das condições favoráveis, envolvendo, além da abertura de fronteira, a retomada das atividades turísticas e maior controle da disseminação da epidemia no país de destino, a Argentina." 

Veja também

Senado dos EUA dá prazo para TikTok cortar laços com controladora chinesa para evitar ser banido
TECNOLOGIA

Senado dos EUA dá prazo para TikTok cortar laços com controladora chinesa para evitar ser banido

13º salário do INSS: aposentados e pensionistas começam a ser receber; veja calendário 2024
BRASIL

13º salário do INSS: aposentados e pensionistas começam a ser receber; veja calendário 2024

Newsletter