Produção de veículos tem queda de 8,3% em setembro

As exportações também acumulam queda de 35,6% de janeiro a setembro, com 337,5 mil unidades vendidas para o exterior

Setor automotivoSetor automotivo - Foto: Arquivo/Agência Brasil

A produção de veículos caiu 8,3% em setembro na comparação com agosto. Segundo o balanço divulgado segunda-feira (7), em São Paulo, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram fabricadas 247,3 mil unidades em setembro, contra 269,8 mil de agosto.

Em relação a setembro do ano passado, o número representa uma alta de 10,9%. No acumulado de 2019, a produção automobilística registra um crescimento de 2,9%, com um total de 2,26 milhões de unidades em nove meses.

As vendas tiveram queda de 3,3% em setembro em relação a agosto, com a comercialização 234,8 mil unidades. O número significa um aumento de 10,1% sobre as vendas de setembro de 2018.

Leia também:
Vendas de veículos crescem 11,4% no acumulado até setembro
Informalidade no mercado de trabalho atinge recorde, diz IBGE
Produção industrial brasileira cresce 0,8%

No acumulado dos primeiros nove meses, foram comercializados 2,03 milhões de veículos, uma alta de 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Exportações
As exportações acumulam queda de 35,6% de janeiro a setembro, com 337,5 mil unidades vendidas para o exterior. Em comparação com setembro de 2018, os 36,6 mil veículos exportados no último mês significam uma retração de 7,1% na comercialização no mercado externo. Entre agosto e setembro deste ano foi verificada ainda uma ligeira queda das exportações (-0,2%).

Emprego
O setor anotou em setembro uma queda de 3,4% no número de postos de trabalho em comparação com o mesmo mês de 2018. Atualmente, 127,9 mil pessoas trabalham na indústria automotiva, uma retração de 0,2% em relação a agosto.

Veja também

Trump ou Biden, próximas atrações...!
Diplomacia Econômica

Trump ou Biden, próximas atrações...!

CCiF propõe colocar na Constituição regra sobre crédito tributário de novo imposto sobre consumo
Economia

CCiF propõe colocar na Constituição regra sobre crédito tributário de novo imposto sobre consumo