Profecia de Bill Gates sobre "era autônoma" pode se cumprir em 2025; entenda
Totalmente convencido de que os robôs controlados por IA podem dirigir veículos, Gates previu uma nova era em que os humanos serão deslocados dessa tarefa
Sempre que Bill Gates levanta a voz ou escreve em seu blog pessoal, as pessoas ficam atentas ao que ele diz. O cofundador da Microsoft dedicou toda sua vida a compreender os comportamentos da sociedade e a forma como a tecnologia começou a intervir em nosso caminho.
Foi assim que, em seu blog chamado Gates Notes, o filantropo focou na maneira como as pessoas se locomovem pelas cidades e alertou sobre o advento de uma “era autônoma”, que poderia dispensar os transportes públicos e até mesmo os veículos próprios.
“Sempre gostei de carros. Dirigir um carro é divertido e, ao mesmo tempo, meditativo”, expressou Gates em um artigo no qual destacou a forte presença da Inteligência Artificial nos tempos atuais. “Estou animado para o dia em que poderei entregar o controle do meu carro a uma máquina”, afirmou categoricamente, abrindo um novo paradigma.
Leia também
• Avanço da inteligência artificial ainda vai depender de combustíveis fósseis, diz especialista
• Bill Gates divulga lista de recomendação de livros para o fim de ano; veja quais são
• Bill Gates e CEOs da Lego e da BYD: veja quem são os titãs do clima segundo a revista Time
Totalmente convencido de que os robôs controlados por IA podem dirigir veículos, Gates previu uma nova era em que os humanos serão deslocados dessa tarefa. “Esse dia chegará mais cedo do que tarde. Fizemos enormes avanços na área de veículos autônomos nos últimos anos, e acredito que alcançaremos um ponto de virada na próxima década. Quando isso acontecer, os veículos autônomos transformarão o transporte de maneira tão radical quanto o computador mudou o trabalho de escritório”, explicou de forma enfática.
De fato, a Inteligência Artificial deu um grande salto nessa área. Os robôs projetados para dirigir carros obtiveram resultados impressionantes, segundo Gates, e em breve estarão disponíveis para substituir o trabalho humano em transportes de longa distância e veículos comerciais.
Quanto aos benefícios de incorporar veículos autônomos ao cotidiano, eles apresentam uma menor taxa de acidentes (ao contrário dos humanos, que acumulam uma grande quantidade de incidentes de trânsito) e proporcionam uma redução de custos.
Por outro lado, em uma declaração anterior à imprensa, Gates deixou claro que a Inteligência Artificial não será capaz de substituir a mão de obra humana em algumas profissões. Apesar dos conhecimentos que a tecnologia pode adquirir para substituir pessoas, o filantropo garantiu que várias ocupações são baseadas em estudos universitários ou na criatividade que apenas um ser humano pode possuir.
Dentro de uma longa lista de empregos que não poderão ser despojados dos humanos estão: operários e trabalhadores do setor de construção, operários na indústria alimentícia e de preparo de refeições, mecânicos de automóveis e bicicletas, cabeleireiros, atletas, extratores de petróleo, instaladores de eletrodomésticos, produtores de carnes, entre outros.
Dessa forma, diante da chegada de uma “era autônoma” que promete revolucionar a humanidade, Gates destacou os pontos positivos e negativos dessa ideia, que ganhou força nos últimos meses do ano e buscará se integrar, gradualmente, na agenda de 2025, com o objetivo de se estabelecer completamente na sociedade de todos os países.

