Programa aumenta a produtividade e emprego e renda no País
Mobiliza Brasil foi lançado em Pernambuco nesta quinta-feira, e Pernambuco foi o sexto Estado do País e segundo do Nordeste a receber o programa, que deve alcançar principalmente as microempresas e pequenos negócios
Pernambuco foi o sexto Estado do País e segundo do Nordeste a receber o programa Mobiliza Brasil. A iniciativa do Ministério da Economia, junto com os governos estaduais e o Sebrae, lançada na quinta-feira, tem o objetivo de aumentar a produtividade e gerar emprego e renda no País. A intenção do projeto é alcançar principalmente as microempresas e pequenos negócios, que correspondem a 99% das empresas do Estado, cerca de 391 mil.
Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, um dos objetivos da Mobilização pelo Emprego e pela Produtividade é ajudar na recuperação da economia do País. “O excesso de regras e normas deixou claro que o Brasil precisa mudar. Regulamentamos demais o País e, por isso, o Sebrae se coloca alinhado ao governo. Somos uma instituição que tem a confiança da população e é bem avaliada", acrescentou Melles, lembrando que o programa vai fazer com que haja uma melhora no ambiente de negócios, beneficiando as micro e pequenas empresas, principalmente na desburocratização.
Leia também:
Desemprego recua com recorde de trabalho informal
LinkedIn: muito além das vagas de emprego
A iniciativa conta com o aplicativo “Mobiliza Brasil”, no qual os empreendedores podem indicar os principais desafios, que serão repassados para o governo estadual com sugestões para resolução. “As empresas vão poder dizer o que mais as atrapalham para que elas gerem emprego e renda localmente. Nós vamos passar para as prefeituras e governos estaduais as conclusões com recomendações para que aqueles problemas sejam tratados pelos nossos prefeitos, vereadores, deputados estaduais e governadores”, explica o secretário do Ministério da Economia, Carlos Da Costa.
O secretário completa dizendo que 65% das reclamações feitas no aplicativo Mobiliza Brasil é sobre o excesso de burocracia do serviço público. “Precisamos de menos governo e mais sociedade e a mobilização é uma grande chamada para prefeitos, governo e a iniciativa privada para poder simplificar”, ressaltou.
Legislação
Durante o evento, o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação do governo de Pernambuco, Alberes Lopes revelou que será enviado ao legislativo local um projeto de lei com o objetivo de facilitar a abertura e a desburocratização das micro e pequenas empresas.
Veja também

Economia
STF invalida leis que regulamentam imposto sobre heranças
