Programa aumenta a produtividade e emprego e renda no País

Mobiliza Brasil foi lançado em Pernambuco nesta quinta-feira, e Pernambuco foi o sexto Estado do País e segundo do Nordeste a receber o programa, que deve alcançar principalmente as microempresas e pequenos negócios

Mobiliza Brasil foi lançado em Pernambuco durante evento no Auditório do Banco do Brasil Mobiliza Brasil foi lançado em Pernambuco durante evento no Auditório do Banco do Brasil  - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Pernambuco foi o sexto Estado do País e segundo do Nordeste a receber o programa Mobiliza Brasil. A iniciativa do Ministério da Economia, junto com os governos estaduais e o Sebrae, lançada na quinta-feira, tem o objetivo de aumentar a produtividade e gerar emprego e renda no País. A intenção do projeto é alcançar principalmente as microempresas e pequenos negócios, que correspondem a 99% das empresas do Estado, cerca de 391 mil.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, um dos objetivos da Mobilização pelo Emprego e pela Produtividade é ajudar na recuperação da economia do País. “O excesso de regras e normas deixou claro que o Brasil precisa mudar. Regulamentamos demais o País e, por isso, o Sebrae se coloca alinhado ao governo. Somos uma instituição que tem a confiança da população e é bem avaliada", acrescentou Melles, lembrando que o programa vai fazer com que haja uma melhora no ambiente de negócios, beneficiando as micro e pequenas empresas, principalmente na desburocratização.

Leia também:
Desemprego recua com recorde de trabalho informal
LinkedIn: muito além das vagas de emprego


A iniciativa conta com o aplicativo “Mobiliza Brasil”, no qual os empreendedores podem indicar os principais desafios, que serão repassados para o governo estadual com sugestões para resolução. “As empresas vão poder dizer o que mais as atrapalham para que elas gerem emprego e renda localmente. Nós vamos passar para as prefeituras e governos estaduais as conclusões com recomendações para que aqueles problemas sejam tratados pelos nossos prefeitos, vereadores, deputados estaduais e governadores”, explica o secretário do Ministério da Economia, Carlos Da Costa.

O secretário completa dizendo que 65% das reclamações feitas no aplicativo Mobiliza Brasil é sobre o excesso de burocracia do serviço público. “Precisamos de menos governo e mais sociedade e a mobilização é uma grande chamada para prefeitos, governo e a iniciativa privada para poder simplificar”, ressaltou.

Legislação
Durante o evento, o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação do governo de Pernambuco, Alberes Lopes revelou que será enviado ao legislativo local um projeto de lei com o objetivo de facilitar a abertura e a desburocratização das micro e pequenas empresas.

Veja também

STF invalida leis que regulamentam imposto sobre heranças
Economia

STF invalida leis que regulamentam imposto sobre heranças

Secretário Lucas Ramos anuncia compra de software para monitoramento da vacinação
PERNAMBUCO

Secretário Lucas Ramos anuncia compra de software para monitoramento da vacinação