TECNOLOGIA

Projeto quer levar internet para a Lua ainda este ano; entenda

Parceria entre Nokia e a Nasa está prevista para ser concluída ainda em 2023; um dos objetivos é estabelecer presença humana duradoura no satélite

Artemis I: após sobrevoar Lua de perto, cápsula Orion inicia trajetória de retorno à Terra Artemis I: após sobrevoar Lua de perto, cápsula Orion inicia trajetória de retorno à Terra  - Foto: Divulgação/Nasa

A Nokia e a Nasa estão trabalhando em conjunto para um projeto ambicioso: implantar uma rede de internet móvel na Lua. A missão, em desenvolvimento desde 2020, está prevista para ser concluída ainda este ano, embora não tenha data definida. Ela foi apresentada em março no Mobile World Congress, na Espanha.

— Os experimentos da rede da Nokia terão um grande impacto em futuras missões tripuladas à Lua, e validarão [a possibilidade de] as tecnologias celulares serem adaptadas para a necessidades de comunicação espacial de missão crítica — disse Thierry Klein, presidente da Bell Labs Solutions Reaserch, empresa subsidiária da Nokia.

A força-tarefa entre a companhia de telecomunicações e a agência espacial norte-americana tem como objetivo levar astronautas mais uma vez para a Lua. A pesquisa ocorre contexto dos investimentos da Nasa no projeto Artemis, que pretende estabelecer uma presença humana duradoura no satélite.

Internet no espaço
A existência da internet no espaço não é tão recente. A Estação Espacial Internacional (ISS), por exemplo, já tem Wi-Fi desde 2008. A tecnologia é capaz de se conectar com os trajes dos astronautas e transmitir vídeos do espaço. A proposta da Nokia, no entanto, é diferente: ela deverá contribuir na montagem de uma rede na superfície da lua, que se estenderá por cerca de 5 quilômetros.
 

Com isso, os astronautas poderão conectar seus dispositivos e smartphones ao 4G com menor interferência e maior alcance do que o Wi-Fi. A inovação permitirá a transmissão de dados, chamadas de vídeo, comunicações em voz, texto e imagem. É esperado que a rede tenha potência suficiente para fazer streaming de vídeo em tempo real.

— Redes de comunicação confiáveis, resilientes e de alta capacidade serão chave para a presença humana sustentável na superfície lunar — afirmou Marcus Weldon, diretor de tecnologia da Nokia, durante primeira apresentação do projeto.

Veja também

Publicações no Instagram e Facebook são usadas para treinar Inteligência Artificial; como evitar
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Publicações no Instagram e Facebook são usadas para treinar IA; saiba como evitar

Elon Musk cogita parceria com Samsung para lançar celular com a marca 'X'
TECNOLOGIA

Elon Musk cogita parceria com Samsung para lançar celular com a marca 'X'

Newsletter