Raul Henry quer redução de desigualdades

O deputado federal participou de debate da ACP sobre o desenvolvimento econômico do Nordeste e fez um diagnóstico sobre diversos setores

Deputado Federal Raul Henry é um dos integrantes a Comissão sobre Bolsa Família da Câmara FederalDeputado Federal Raul Henry é um dos integrantes a Comissão sobre Bolsa Família da Câmara Federal - Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco

Representantes do empresariado pernambucano estiveram reunidos ontem, na Associação Comercial de Pernambuco (ACP), para debater o desenvolvimento econômico do Nordeste. Eles puderam conferir a palestra do deputado federal Raul Henry (MDB-PE), que falou sobre os destaques nos setores econômicos da Região e como podem ser desfeitas as desigualdades apresentadas nacionalmente sobre o Nordeste.

A palestra “Economia do Nordeste e Pernambuco” destacou diversos pontos, como a produção energética e sustentável, os polos tecnológicos de Recife e Campina Grande, o potencial do Vale do São Francisco na produção agrícola, além do destaque de Pernambuco na ovinocaprinocultura. “Estão falando tanto em reforma da Previdência e outros assuntos, que estão esquecendo de debater as desigualdades regionais”, explicou o deputado, que apresentou seu diagnóstico para cerca de 70 convidados.

De acordo com o deputado, a apresentação foi levada para a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), para que pudesse ser incluída nos debates do Plano de Desenvolvimento do Nordeste. "Já recebi várias solicitações para falarmos do tema em outras localidades, porque temos que debater. O Nordeste hoje cresce metade do que o Brasil cresce, então precisamos buscar soluções e nos inspirar", diz Henry, que lembra de exemplos como a Alemanha, que conseguiu combater as desigualdades regionais após a anexação da Alemanha Oriental.

Leia também:
Norte e Nordeste têm os menores índices de concluintes do Ensino Fundamental
Bolsonaro e o Nordeste

Presidente da ACP, Luiz Alberto Carneiro destacou a importância de realizar os debates na sede da instituição. “Fazemos isto para fluir as ideias. Não há receita certa para resolver os problemas na Região, mas estes debates são esclarecedores, para quem sabe, daí saírem as melhores soluções”, explica.

Carneiro ainda adiantou que a intenção é também trazer os jovens para mais perto da entidade, que completa 180 anos em 2019, para uma maior movimentação da sede da associação, localizada junto ao Marco Zero do Recife. "Queremos trazer estudantes de universidades e pessoas de outros setores para que possam conhecer nosso acervo e também debater em eventos como este, que só trazem benefícios para o Nordeste",diz.

Próximos debates

O ciclo de debates na ACP continuará na próxima semana. Desta vez, a convidada será a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), que discursará para o empresariado pernambucano no dia 7 de junho, também na sede da ACP, no Marco Zero, Bairro do Recife.

Veja também

Morre Carlos Langoni, ex-presidente do BC, vítima de complicações da Covid-19
Luto

Morre Carlos Langoni, ex-presidente do BC, vítima de complicações da Covid-19

Mega-Sena: aposta única leva prêmio de R$ 43,2 milhões
Loteria

Mega-Sena: aposta única leva prêmio de R$ 43,2 milhões