Receita libera consulta a lotes residuais do Imposto de Renda na segunda-feira

Os lotes residuais abrangem contribuintes que caíram na malha fina e depois regularizaram sua situação

O contribuinte deve acessar a página da Receita ou ligar para o Receitafone no número 146.O contribuinte deve acessar a página da Receita ou ligar para o Receitafone no número 146. - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A Receita Federal vai liberar, a partir das 9h de segunda-feira (8), a consulta a lotes residuais de restituição do Imposto de Renda, abrangendo os exercícios de 2008 a 2016. Os lotes residuais abrangem contribuintes que caíram na malha fina e depois regularizaram sua situação.

Para saber se tem direito ao pagamento, o contribuinte pode consultar o site da Receita Federal ou telefonar para o número 146.

Os valores da restituição serão depositados no dia 15 de maio para 128.232 contribuintes, totalizando R$ 213,5 milhões. Desse total, R$ 74,7 milhões são para contribuintes idosos, com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

De acordo com a Receita, a restituição ficará disponível no banco por um ano. Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo, deve requerê-la via internet preenchendo formulário eletrônico ou diretamente no Centro Virtual de Atendimento (e-Cac).

Caso o valor não seja depositado, o contribuinte pode comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendimento do banco para agendar o crédito em qualquer banco. Os números para contato são 4004 0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Veja também

Maior evento liberal do país discutirá poder e censura nas mídias sociais
Fórum da Liberdade

Maior evento liberal do país discutirá poder e censura nas mídias sociais

Folha esclarece dúvidas sobre a Previdência
FOLHA PREVIDÊNCIA

Folha esclarece dúvidas sobre a Previdência