Empreendedorismo

Painel revela que Recife é a capital com maior rapidez para se abrir uma empresa

Segundo o Painel Mapa de Empresas, o município lidera o rankig das dez capitais que apresentaram o melhor resultado de tempo, com média de quatro horas de espera

Recife lidera ranking de capitais com menor tempo médio de espera pra a abertura de empresas Recife lidera ranking de capitais com menor tempo médio de espera pra a abertura de empresas  - Foto: Pixabay

Recife é a capital com maior facilidade e rapidez para se abrir uma empresa, de acordo com o Painel Mapa de Empresas, criado pelo Ministério da Economia. Segundo o documento, o município lidera o rankig das dez capitais que apresentaram o melhor resultado de tempo, com média de quatro horas de espera para liberação do registro de abertura, seguida da capital alagoana (Maceió), que possui seis horas. 

Os dados são referentes ao mês de julho de 2022, divulgados nesta terça-feira (9). 

De acordo com a Prefeitura do Recife (PCR), ações de desburocratização tornaram possível a redução de 92% na duração do processo, pois até julho de 2021, o tempo médio de espera para abertura de uma empresa no Recife era de 50 horas.  Uma dessas açõs foi a implantação do Balcão Único em parceria com a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e a ampliação da classificação de empresas de baixo risco. 

A ampliação da classificação de empresa de baixo risco permitiu a dispensa de alvarás e licenças para 432 atividades e manteve a atuação da Prefeitura como reguladora. 

"Um dos eixos importantes do nosso trabalho foi a criação do Investe Recife, que é a diretoria que cuida da relação com o setor privado, buscando as melhores condições para atrair novos negócios, expandir os existentes e fazer a economia rodar de forma simplificada e desburocratizada. Esses resultados mostram que as nossas ações têm resultados práticos para o empreendedor e pesa muito na hora da escolha de onde fazer investimentos e gerar empregos", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux.

O secretário ressaltou também o esforço de várias secretarias de gestão empenhadas em melhorias em todas as etapas do licenciamento, sendo elas as secretarias do Recife de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sdecti); de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e de Finanças (Sefin), além da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) e da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).

O cálculo que coloca Racife como primeiro lugar do ranking leva em consideração o tempo médio a partir da análise da duração dos indicadores de abertura e de registro para diversas naturezas jurídicas. 

Confira o ranking das dez capitais: 

1. Recife: 4 horas 
2. Maceió: 6 horas 
3. Vitória: 7 horas
4. Cuiabá: 7 horas
5. São Paulo: 8 horas
6. Goiania: 9 horas
7. Curitiba: 9 horas 
8. Aracaju: 9 horas
9.  Salvador: 9 horas
10. Boa Vista: 1 horas

 

 

Veja também

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões
Loterias

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE
Mercosul

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE

Newsletter