Empreendedorismo

Recife eleita melhor cidade do Nordeste no Índice de Cidades Empreendedoras de 2022

A capital ocupa a primeira posição no Nordeste como um ambiente favorável a negócios

Recife, melhor cidade empreendedora do NordesteRecife, melhor cidade empreendedora do Nordeste - Foto:

Mais um título daqueles que todo recifense adora exibir. Dessa vez, Recife foi considerada a melhor cidade do Nordeste no Índice de Cidades Empreendedoras de 2022. A lista, divulgada nesta quarta-feira (16), é realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em parceria com a Endevor – organização voltada para o estímulo ao empreendedorismo. E o que significa isso? Esse ranking diz quais são aquelas cidades top para quem quer investir em um novo negócio ou em uma expansão. 

O índice leva em conta diversos parâmetros como capital humano, cultura empreendedora, ambiente regulatório, inovação, entre outros. E o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife, Rafael Dubeux, comemora o fato da capital pernambucana ter pego um elevador e subido 19 posições nessa lista – que inclui os 101 municípios mais populosos do Brasil - em relação ao que foi divulgado pela Enap/Endevor em 2020.  

“Existem vários índices que avaliam o desempenho do Recife em áreas como desenvolvimento econômico, empreendedorismo e inovação. Em todos eles, estamos crescendo. Mas ser a primeira do Nordeste não é suficiente. Estamos trabalhando para ocupar posições de destaque em relação ao resto do País”, ressalta Dubeux. Ele explica que em um dos parâmetros – o do ambiente regulatório – a cidade subiu 31 posições em relação ao ano anterior. “Essa é uma variável que leva em conta, por exemplo, a burocracia e complexidade tributária – áreas em que estamos fazendo investimentos importantes”, conta o secretário.

 

Redução da burocracia - Entre as medidas tomadas pela PCR que contribuíram para essa melhoria, está, por exemplo, a criação do Balcão Único – uma plataforma que reduziu a burocracia e o tempo de registro e abertura de empresas de baixo risco, permitindo que, em determinadas situações, os processos durem minutos. Assim como o site Recife em Dia – onde o contribuinte pode resolver questões referentes aos tributos municipais, tais como pagamento, emissão de documentos e solicitação de certidões.

Dubeux conta que “além de buscarmos melhorar o ambiente de negócios do Recife através de medidas que cabem à gestão municipal, temos mantido um diálogo permanente com outros poderes – como o Executivo estadual e o Judiciário – para que eles também possam contribuir nesse processo através de ferramentas que estão sob o seu comando”. No ranking geral, a capital pernambucana ficou na 18ª colocação e ainda foi destaque nos eixos Capital Humano (8º), Cultura Empreendedora (12º) e Acesso a Capital (13º). A primeira colocada foi São Paulo, com pontuação 9,28724. 

"O resultado coloca o Recife na liderança no Nordeste, sendo a única cidade da região entre as 20 maiores do País. Com resultados expressivos e consistentes, o Recife também vem se destacando em diversos indicadores, como o de Capital Humano, a partir de um histórico consolidado de melhorias da cidade e com novas ações, como é o caso do programa Embarque Digital – voltado à capacitação dos jovens de menor renda na área de tecnologia", avalia o secretário – referindo-se ao programa que vem sendo realizado em parceria com o Porto Digital. Ele conclui, dizendo que a Prefeitura também tem buscado soluções de sucesso desenvolvidas em outras cidades para incrementar o ambiente de negócios recifense. 
 

Veja também

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões
Loterias

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE
Mercosul

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE

Newsletter