educação

Recife oferece 350 vagas gratuitas em cursos de graduação em tecnologia; saiba como participar

Inscrições começam nesta terça-feira (9) e seguem até 31 de janeiro, no site do Embarque Digital

Inscrições devem ser feitas pela internetInscrições devem ser feitas pela internet - Foto: Agência Educa Mais Brasil

Ex-estudantes de escolas públicas podem concorrer a uma das 350 vagas gratuitas nos cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, oferecidos em parceria com a Prefeitura do Recife e o Porto Digital, por meio do projeto Embarque Digital.

As inscrições começam nesta terça-feira (9) e seguem até 31 de janeiro, no site do programa. Para concorrer, é necessário ser residente e domiciliado no Recife e ter cursado todo o ensino médio na rede pública.

Além disso, é obrigatório ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos cinco anos (2023, 2022, 2021, 2020 ou 2019) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) entre 2018 e 2022. 

A seleção será realizada a partir das notas obtidas nestes sistemas.

Os candidatos que optarem por utilizar o Enem como exame de avaliação terão pesos atribuídos a cada uma das áreas de conhecimento, sendo Redação peso 4, enquanto Matemática e suas tecnologias, peso 3.

Do total de vagas, 50% são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dada prioridade às mulheres e estudantes que também cursaram o ensino fundamental na rede pública de ensino.

O resultado final com a lista dos aprovados está prevista para ser divulgado no dia 19 de fevereiro. A previsão de início das aulas é no dia 11 de março.

Segundo a Prefeitura do Recife, os cursos de graduação serão totalmente custeados pela gestão municipal.

Sobre o Embarque Digital
O Embarque Digital é um programa educacional de fomento à formação de capital humano especializado na área de tecnologia da informação e comunicação na cidade do Recife.

O propósito do programa é formar estudantes para atuação no setor de tecnologia, contribuindo para a mudança de vida de estudantes em vulnerabilidade social e o consequente fortalecimento do setor de tecnologia da cidade.

Veja também

Reforma Tributária: escolas, hospitais, laboratórios e dentistas terão desconto de 60% no IVA
Reforma Tributária

Reforma Tributária: escolas, hospitais, laboratórios e dentistas terão desconto de 60% no IVA

Microsoft cria IA de baixo custo capaz de rodar em smartphones e computadores simples
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Microsoft cria IA de baixo custo para smartphones

Newsletter