Novo momento

Programa 'Recife Virado' é lançado para fomentar a retomada econômica da capital pernambucana

Prefeito João Campos (PSB) anunciou os detalhes do ProgramaPrefeito João Campos (PSB) anunciou os detalhes do Programa - Foto: Rodolfo Loepert / PCR

O "Recife Virado", programa com foco em ações socioeconômicas e ampliação de investimentos públicos para a retomada econômica, foi lançado pela Prefeitura do Recife, nesta quinta-feira (9). O prefeito João Campos (PSB) anunciou a iniciativa em uma live no YouTube.

A ideia consiste em um conjunto integrado de ações para superar a crise econômica agravada durante a pandemia da Covid-19 e, ao mesmo tempo, garantir recursos para investimentos municipais.

As primeiras medidas incluem pagamentos via PIX, Programa de Parcelamento Incentivado com descontos de até 100% nas multas e juros de débitos com o município e um novo portal de serviços para o contribuinte, permitindo toda a tramitação de processos online

Retomanda
Com o avanço da vacinação e a redução dos indicadores da Covid-19 possibilitaram ao município anunciar um Plano para virada da economia municipal, contemplando dois eixos: o primeiro, que busca ampliar a capacidade de investimentos públicos, por meio de um pacote de obras a ser executado pelo município; e o segundo, que visa estimular e facilitar a atração de investimentos privados, por meio da melhoria do ambiente de negócios e uma ampla carteira de Parcerias Público-Privadas (PPPs), entre outras medidas.
 

Novo Portal
Para iniciar essa rodada de lançamentos estruturadores e com foco na virada, a Secretaria de Finanças apresenta novas formas de se relacionar com o contribuinte, conferindo um jeito ainda mais moderno, rápido e desburocratizado para o cidadão que precisa da prefeitura.

O Recife em Dia, nome que também batiza o novo portal de finanças, se alinha à proposta que vem sendo oferecida pela Secretaria de Finanças, a de permitir o acesso remoto a todos os serviços da pasta, que, inclusive, já funciona 100% on-line.

A medida oferece, entre outros pontos, a transparência nos processos. Para as alternativas de quitação de débitos dentro do Programa Recife em Dia, a SEFIN também disponibiliza agendamento para teleatendimento, que deve ser feito exclusivamente pelo portal.

A ação reforça outras iniciativas que fazem parte da transformação digital que avança no Executivo Municipal. A facilidade de relacionamento também está disponível por meio do ‘DAM’, o chatbot de autoatendimento para extrato e emissão de débitos municipais.

Pagamento por PIX
Dentre as mudanças inovadoras, o Recife passa a ser uma das primeiras capitais brasileiras a incluir o PIX como forma de pagamento de tributos municipais. Esse tipo de pagamento estará disponível por meio de QR code ao gerar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no aplicativo Conecta Recife ou no novo portal da SEFIN 
(recifeemdia.recife.pe.gov.br).

A inclusão dessa opção de pagamento representa um salto nas possibilidades para o cidadão. Antes do PIX, seis bancos eram habilitados ao pagamento de tributos do Recife. Já o PIX é oferecido como opção de pagamentos por 756 instituições financeiras. 

Parcelamento
Outra frente que a SEFIN apresenta dentro do Recife em Dia é o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI). A iniciativa, que entra em vigor do dia 20 de setembro até dezembro deste ano, tem por objetivo oferecer aos contribuintes que possuem débitos com o município a possibilidade de quitação, com descontos na multa e nos juros.

O destaque nesse mutirão é que o contribuinte pode fazer tudo pelo portal recifeemdia.recife.pe.gov.br ou pelo Conecta Recife App, sem a necessidade do atendimento presencial. As condições oferecidas no PPI chegam a 100% de desconto nos juros e nas multas para dívidas adquiridas durante a pandemia e até 90% de desconto nos juros e nas multas para débitos antes de 2020. Além disso, as opções de pagamento podem chegar a 96 parcelas.

Recife Virado
Criado para promover a interlocução e do diálogo do Executivo Municipal com os setores produtivos, os segmentos econômicos e as representações de classes. A ideia é juntar expertises e competências para gerar transformações a partir de políticas públicas estruturadoras gerando impacto na vida dos recifenses.

A iniciativa traz consigo proatividade e a expressão que a nomeia tem tudo a ver com a maneira aguerrida com que o recifense encara as mudanças e supera os desafios. Assim, o foco das ações propostas pela gestão está no potencial humano de fazer a chave girar. 

Outras ações
Até outubro, a Prefeitura do Recife anuncia outras iniciativas para o setor econômico.  Na construção civil, por exemplo, a Prefeitura do Recife reestrutura suas frentes de trabalho. Neste momento, somente o Executivo Municipal chega a gerar cerca de 3 mil postos de trabalho dentro dos canteiros das suas obras públicas. 

A Prefeitura do Recife anunciará, ainda um conjunto de ações com foco no empreendedorismo e no uso da tecnologia como acelerador de oportunidades, que buscam gerar novas alternativas para a empregabilidade. O objetivo é gerar na capital, até 2024, 40 mil novos postos de trabalho.

O incentivo fiscal também estará presente para fomentar novos negócios e estímulos à moradia no centro, sobretudo nos bairros de São José e Santo Antônio, que compõem a Ilha de Antônio Vaz, e o bairro de Santo Amaro. Os incentivos para essas áreas estarão interligados com a regulamentação e atualização de leis urbanísticas que visam estipular as diretrizes para a aplicação de cada um dos benefícios a serem anunciados. A cultura, a exemplo de outros arranjos produtivos, também farão parte das iniciativas que compõem o Recife Virado.

Veja também

Governo do Reino Unido congela financiamento da BBC por dois anosReino Unido

Governo do Reino Unido congela financiamento da BBC por dois anos

José Gomes da Costa assume presidência do Banco do NordesteBrasil

José Gomes da Costa assume presidência do Banco do Nordeste