Registro de granja vai até 3 de março

Na prática, os proprietários das granjas devem entregar a documentação para indicar que estão aptas a receberem o serviço de comprovação da sanidade das aves

AvesAves - Foto: Flávio Japa/arquivo folha

Proprietários de granjas devem ficar atentos ao prazo de registros dos estabelecimentos comerciais. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fixou o dia 03 de março, sem prorrogação, como a data para avicultores regularizarem sua situação. Em Pernambuco, 415 granjas já entregaram a documentação nos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), o que representa 37% do total. Essa regularização é realizada com o intuito dos órgãos manterem o controle da sanidade das aves no Estado.

De acordo com o coordenador do programa de sanidade avícola da Adagro, Francisco Nascimento, a expectativa é que alcance 60% das granjas regularizadas até o fim desta semana. “Este é o prazo para requerer o registro das granjas sem que os proprietários sofram penalidades. Estamos confiantes que esse número cresça, pois muitas pessoas estão terminando de resolver a documentação”, explicou Nascimento. Até o momento, a cidade de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, é a que mais registrou o cadastro de granjas, com mais de 100 unidades.

Leia também:
Cipoma apreende aves silvestres em feira livre de Tiúma

Para os avicultores que não realizarem o registro junto à Adagro, não poderão receber as aves para serem alojadas nas granjas, o que poderá dificultar a produção. “Esse processo é importante para não haver a penalidade, além de poder garantir a certificação da sanidade das aves e também o consumidor ganhará um produto de mais qualidade”, informou Nascimento.

Na prática, os proprietários das granjas devem entregar a documentação para indicar que estão aptas a receberem o serviço de comprovação da sanidade das aves. Após essa fase, a Adagro irá até as granjas para realizar uma visita técnica. Se a situação do estabelecimento estiver dentro da conformidade e do controle, é estabelecido um selo de saúde para a granja.

Veja também

BC inicia fase restritra de operações pelo Pix a partir de terça-feira (3)
Economia

BC inicia fase restritra de operações pelo Pix

Vale diz que 'efeito Covid' aumentou vendas de minério para a China
Exportação

Vale diz que 'efeito Covid' aumentou vendas de minério para a China