Economia

Reino Unido e União Europeia chegam a acordo sobre transição do 'brexit'

Acordo deverá garantir o direito dos 4,5 milhões de europeus que vivem no Reino Unido e dos 1,2 milhões de britânicos que vivem nos países do bloco durante este período

Representante europeu nas conversas Michel BarnierRepresentante europeu nas conversas Michel Barnier - Foto: Emmanuel Dunand / AFP

O governo britânico e os negociadores da União Europeia anunciaram que chegaram a um acordo nesta segunda-feira (19) das regras que vão definir como vai funcionar o período de transição da saída do país do bloco.

O representante europeu nas conversas, Michel Barnier, disse que o acordo é um "largo passo na saída ordeira do Reino Unido", mas que ainda não é "o fim do caminho". David Davis, que comandou o lado britânico nas negociações, disse que o acordo entrará em funcionamento em 29 de março de 2019 -data do 'brexit'- e deverá durar até o fim de 2020.

Entre outros pontos, o acordo deverá garantir o direito dos 4,5 milhões de europeus que vivem no Reino Unido e dos 1,2 milhões de britânicos que vivem nos países do bloco durante este período. As regras específicas de como isto irá funcionar ainda não foram divulgadas.

Leia também:
Reino Unido perderá R$ 220 bi e 500 mil empregos com 'brexit', afirma estudo
'Nossos corações ainda estão abertos para vocês', diz presidente da UE sobre Brexit


O documento também incluirá uma série de questões comerciais e de negócios, abrindo caminho para que Londres e Bruxelas assinem um acordo de longo prazo sobre a questão. Alguns temas, porém, ficaram de fora do acordo e deverão ser negociados separadamente, entre eles a questão da fronteira irlandesa.

O acordo de paz na região, assinado no fim dos anos 1990, estabeleceu que não poderia haver uma fronteira física entre a Irlanda do Norte -parte do Reino Unido- e a Irlanda, que está na União Europeia. A primeira-ministra britânica Theresa May já declarou que isto será respeitado no "brexit", mas até o momento os negociadores não acharam uma fórmula que permita que isso aconteça.

Também não foi definido o futuro de Gibraltar, território na península Ibérica disputado entre Londres e Madri, e qual será o papel da Justiça europeia no sistema judiciário britânico.

Veja também

Conselho da Light aprova novo plano de recuperação judicial, com previsão de aumento de capital
negócios

Conselho da Light aprova novo plano de recuperação judicial, com previsão de aumento de capital

Manutenção, seguro e ar-condicionado: confira seis dicas para reduzir suas despesas com o carro
VEÍCULOS

Manutenção, seguro e ar-condicionado: confira seis dicas para reduzir suas despesas com o carro

Newsletter