GUERRA NA UCRÂNIA

Reino Unido impõe sanções comerciais à Rússia

Tarifas punitivas sobre produtos como vodca e a proibição da exportação de artigos de luxo foram medidas impostas nesta terça-feira (15)

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris JohnsonPrimeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson - Foto: Adrian Dennis / Pool / AFP

O governo britânico impôs nesta terça-feira (15) sanções comerciais à Rússia em resposta à invasão da Ucrânia, as quais incluem tarifas punitivas sobre produtos como vodca e a proibição da exportação de artigos de luxo. 

A medida, que se une às sanções prévias impostas a empresas e bilionários russos por seus vínculos com o presidente Vladimir Putin, tenta aumentar a pressão econômica sobre o regime de Moscou.

As sanções incluem o aumento de 35 pontos percentuais nas tarifas a produtos como a vodca, peles de animais e metais como prata, alumínio, cobre e aço, entre outros bens procedentes da Rússia.

As empresas britânicas não poderão exportar para a Rússia produtos de luxo como automóveis, obras de arte e peças de moda, informou o ministério do Comércio Internacional em um comunicado.

"Nossas novas tarifas isolarão ainda mais a economia russa do comércio mundial, garantindo que não se beneficie do sistema internacional baseado em regras que não respeita", disse o ministro das Finanças, Rishi Sunak, citado no comunicado.

"As tarifas se somam aos esforços do Reino Unido para impedir o acesso da Rússia às finanças internacionais, sancionar os comparsas de Putin e exercer pressão econômica máxima sobre seu regime", acrescentou.

Veja também

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões
Loterias

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE
Mercosul

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE

Newsletter