Economia

Reino Unido eleva a 6,5% previsão de crescimento para 2021

Porém, a previsão é menor do que a estimativa de março

EconomiaEconomia - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Reino Unido registrará um crescimento de 6,5% em 2021, superior à previsão anterior de 4%, anunciou nesta quarta-feira (27) o ministro britânico das Finanças, Rishi Sunak, ao apresentar no Parlamento o orçamento para 2022.

Rishi Sunak afirmou que a previsão é baseada nos estudos elaborados para o governo pelo Escritório de Responsabilidade Orçamentária (OBR, na sigla em inglês), que estima que a atividade econômica vai recuperar seus níveis pré-pandemia antes do previsto, no início de 2022 (a previsão anterior apontava para a segunda metade desse ano).

O ministro afirmou que o orçamento apresentado "está focado no investimento e em uma economia mais inovadora e qualificada".

Segundo ele, o gasto total do governo vai aumentar em 150 bilhões de libras por ano em valores absolutos até 2024-2025, independentemente dos efeitos da inflação. Isso representa "o maior aumento do gasto governamental global de todas as legislaturas deste século", apontou.

Em contraste, em 2022 o crescimento do PIB será de 6,0%, menor que o 7,3% previsto pela estimativa anterior divulgada em março.

Além disso, a recuperação mostra sinais de esgotamento, penalizada pela escassez da mão de obra, dificuldades nas cadeias de abastecimento, aumento dos preços da energia e aumento dos casos de covid-19.

"Com os preços do combustível em níveis máximos em oito anos, não estou disposto a colocar mais pressão sobre as famílias e pequenas empresas", disse o ministro, que anunciou que o governo anulou o aumento que havia previsto de um imposto aos combustíveis.

Por outro lado, Sunak anunciou novas regras tributárias para "manter este governo no caminho da disciplina e responsabilidade", tornando obrigatória a redução da dívida do setor público e limitando os empréstimos ao investimento.

No ano passado, o país registrou um déficit recorde desde a Segunda Guerra Mundial, de quase 15% de seu PIB.

Veja também

Ministro descarta risco de apagão no país por crise hídricaCrise Hídrica

Ministro descarta risco de apagão no país por crise hídrica

Wall Street fecha em queda, puxada por tomadas de benefícios e FedBolsa de valores

Wall Street fecha em queda, puxada por tomadas de benefícios e Fed