Incentivo

Relatório para apoiar a retomada econômica do Estado

Alepe e entidades representativas entregaram ao Governo do Estado o relatório do Projeto Fala Pernambuco, que tem o objetivo de colaborar com a recuperação da economia pernambucana

O Fala Pernambuco foi desenvolvido pela Assembleia Legislativa, em parceria com o Sebrae-PE, a partir de demandas do setor produtivoO Fala Pernambuco foi desenvolvido pela Assembleia Legislativa, em parceria com o Sebrae-PE, a partir de demandas do setor produtivo - Foto: Heudes Regis/SEI

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (Sebrae-PE), entregou ao governo do Estado, o relatório final do Fala Pernambuco. O programa foi criado com o objetivo de apresentar as principais demandas do setor produtivo, em especial das micro e pequenas empresas, com o intuito ainda de melhorar o ambiente de negócios do Estado.

O documento foi criado a partir de escutas feitas em áreas como indústria, comércio, cultura, turismo, agronegócio, meio ambiente, saúde e construção civil.

Realizaram a entrega ao governador Paulo Câmara, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros e o superintendente do Sebrae-PE, Francisco Saboya.

Contribuição deve ser rápida
De acordo com Paulo, o documento é positivo e vai integrar o plano de ações estadual para a retomada econômica. “Tivemos a oportunidade de receber esse documento e sabemos que está de encontro com o que temos planejado. A pandemia trouxe muitos prejuízos, vidas perdidas, desaceleração econômica, o mundo todo entrou em dificuldade. É uma contribuição relevante, vamos olhar muito atentamente e a impressão inicial é que ele dialoga com o nosso plano de retomada. Ele será orientador para os próximos meses. Vamos fazer um trabalho de exploração”, declarou o governador de Pernambuco.

O relatório final do Fala Pernambuco indica uma diversidade das prioridades apontadas pelas regiões e destaca solicitações recorrentes, como as de concessão e renovação de incentivos fiscais, desburocratização de processos administrativos, ampliação dos programas de qualificação profissional, requalificação da malha viária, fomento à atividade turística, entre outras.

Melhorias também para a população
O programa foi desenvolvido após nove reuniões de debates com entidades empresariais, organizações do terceiro setor e gestores públicos. Segundo o presidente da Alepe, o deputado Eriberto Medeiros, essa é uma forma de contribuir com a geração de emprego e renda.

“É um momento muito feliz para a Assembleia Legislativa, é uma contribuição em um momento de retomada do crescimento. O projeto visa buscar o melhoramento do Estado, fizemos uma escuta e cumprimos nosso papel quem é de direito, o micro e pequeno empreendedor. As instituições estão unidas com o mesmo propósito de buscar dias melhores para a população pernambucana”, disse.

Já para o superintendente do Sebrae-PE, Francisco Saboya, o documento apresenta soluções que podem ser implantadas a curto prazo. “Decidimos por um processo de escuta para colher e trazer subsídios de todos os aprimoramentos sugeridos e que são factíveis para um ambiente de negócio favorável. São frutos parciais porque o melhor está por vir e temos certeza que estão com um material de qualidade e consistência”, afirmou.

A entrega do documento também contou ainda com as presenças do presidente da Federação de Agricultura (FAEPE), Pio Guerra, do presidente da Federação do Comércio e Serviços (Fecomércio), Bernardo Peixoto, e do presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger.

Veja também

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões
Loterias

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE
Mercosul

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE

Newsletter