Caruaru

Retorno da Feira da Sulanca de Caruaru contou com fiscalização, testagem e distribuição de EPI

Foram realizados 333 testes rápidos que acusaram 76 casos positivos, que foram orientados a voltar para o destino de origem e buscar acompanhamento médico

Retorno da Feira da Sulanca de CaruaruRetorno da Feira da Sulanca de Caruaru - Foto: Janaina Pepeu

A Feira da Sulanca de Caruaru voltou às atividades nesta segunda-feira (10). Foram quase cinco meses de suspensão das atividades para reduzir as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, responsável pela morte de mais de 100 mil brasileiros. Para garantir a segurança de clientes e vendedores na feira, foi colocado em prática o Plano de Operacionalização, elaborado para a retomada do movimento no Parque 18 de Maio. De acordo com a Prefeitura de Caruaru, a feira voltou com aproximadamente 70% de sua capacidade. 

Para o retorno com respeito às medidas de higienização e segurança, foram mobilizados mais de 300 profissionais para fiscalização e orientação de comerciantes e clientes. Durante todo o dia, a Feira da Sulanca de Caruaru recebeu 60 ônibus e mais de 100 vans, com estimativa de público de 25 mil pessoas. Os veículos abordados nas sete barreiras sanitárias instaladas nas vias de acesso à feira.  De acordo com a presidente da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra), Karla Vieira, 40% dos veículos parados nas barreiras foram ônibus. “Nossas abordagens foram no sentido de orientar a população. O trabalho conjunto com os guardas municipais, agentes de trânsito e fiscais de ordem pública garantiu a retomada de forma segura para nossa população. A volta da Feira da Sulanca representa muito para todos nós, mas não podemos relaxar. É preciso estar atento às recomendações para a proteção de todos”, pontuou.



Foram distribuídas 10 mil máscaras, além de 100 litros de álcool em gel espalhados em pontos do parque para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus. Também foram realizados 333 testes rápidos para a Covid-19, com resultado positivo em 76 (cerca de 22%). As pessoas que tiveram resultado positivo foram orientadas a voltar para suas casas e buscar atendimento médico. O secretário de Serviços Públicos, Ytalo Farias, a Feira da Sulanca informou que todas as medidas estão sendo tomadas para que a feira retorne com sua capacidade total. "Não medimos esforços para garantir que todo o protocolo fosse seguido. Tivemos um retorno bastante positivo de todas as ações que desenvolvemos, tendo a certeza de que a operação foi um sucesso", comemora Ytalo.

De acordo com a Prefeita da cidade, Raquel Lyra, o primeiro dia saiu de acordo com o que se esperava do retorno da feira. “Hoje é o primeiro dia de retomada da nossa feira e como a gente tinha estudado, desenhado os protocolos e pactuado com os comerciantes, o resultado foi um grande sucesso. Tudo foi feito para que a feira voltasse com segurança”, afirma Raquel.

Mesmo com o retorno das compras em forma física, o serviço de delivery da feira segue funcionando. O "Delivery Sulanca" foi criado como uma alternativa para que os comerciantes não perdessem todas as formas de venda. No estacionamento do Polo Caruaru, a estrutura mantém a entrega de produtos aos clientes com a segurança e higienização mantida pela gestão municipal há meses e vai continuar. “Vamos seguir com a estratégia. É uma forma de garantir uma alternativa segura para comerciantes e clientes, que programam o recebimento das mercadorias no espaço. Cerca de R$ 10 milhões foram movimentados apenas no Delivery Sulanca, hoje”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, André Teixeira 

Veja também

Copom não se guia por precificações de mercado para Selic, diz Campos Neto
BANCO CENTRAL

Copom não se guia por precificações de mercado para Selic, diz Campos Neto

País tem taxa de informalidade de 38,7% no trimestre até fevereiro, aponta IBGE
ECONOMIA

País tem taxa de informalidade de 38,7% no trimestre até fevereiro, aponta IBGE

Newsletter