Caruaru

Retorno da Feira da Sulanca de Caruaru contou com fiscalização, testagem e distribuição de EPI

Foram realizados 333 testes rápidos que acusaram 76 casos positivos, que foram orientados a voltar para o destino de origem e buscar acompanhamento médico

Retorno da Feira da Sulanca de CaruaruRetorno da Feira da Sulanca de Caruaru - Foto: Janaina Pepeu

A Feira da Sulanca de Caruaru voltou às atividades nesta segunda-feira (10). Foram quase cinco meses de suspensão das atividades para reduzir as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, responsável pela morte de mais de 100 mil brasileiros. Para garantir a segurança de clientes e vendedores na feira, foi colocado em prática o Plano de Operacionalização, elaborado para a retomada do movimento no Parque 18 de Maio. De acordo com a Prefeitura de Caruaru, a feira voltou com aproximadamente 70% de sua capacidade. 

Para o retorno com respeito às medidas de higienização e segurança, foram mobilizados mais de 300 profissionais para fiscalização e orientação de comerciantes e clientes. Durante todo o dia, a Feira da Sulanca de Caruaru recebeu 60 ônibus e mais de 100 vans, com estimativa de público de 25 mil pessoas. Os veículos abordados nas sete barreiras sanitárias instaladas nas vias de acesso à feira.  De acordo com a presidente da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra), Karla Vieira, 40% dos veículos parados nas barreiras foram ônibus. “Nossas abordagens foram no sentido de orientar a população. O trabalho conjunto com os guardas municipais, agentes de trânsito e fiscais de ordem pública garantiu a retomada de forma segura para nossa população. A volta da Feira da Sulanca representa muito para todos nós, mas não podemos relaxar. É preciso estar atento às recomendações para a proteção de todos”, pontuou.



Foram distribuídas 10 mil máscaras, além de 100 litros de álcool em gel espalhados em pontos do parque para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus. Também foram realizados 333 testes rápidos para a Covid-19, com resultado positivo em 76 (cerca de 22%). As pessoas que tiveram resultado positivo foram orientadas a voltar para suas casas e buscar atendimento médico. O secretário de Serviços Públicos, Ytalo Farias, a Feira da Sulanca informou que todas as medidas estão sendo tomadas para que a feira retorne com sua capacidade total. "Não medimos esforços para garantir que todo o protocolo fosse seguido. Tivemos um retorno bastante positivo de todas as ações que desenvolvemos, tendo a certeza de que a operação foi um sucesso", comemora Ytalo.

De acordo com a Prefeita da cidade, Raquel Lyra, o primeiro dia saiu de acordo com o que se esperava do retorno da feira. “Hoje é o primeiro dia de retomada da nossa feira e como a gente tinha estudado, desenhado os protocolos e pactuado com os comerciantes, o resultado foi um grande sucesso. Tudo foi feito para que a feira voltasse com segurança”, afirma Raquel.

Mesmo com o retorno das compras em forma física, o serviço de delivery da feira segue funcionando. O "Delivery Sulanca" foi criado como uma alternativa para que os comerciantes não perdessem todas as formas de venda. No estacionamento do Polo Caruaru, a estrutura mantém a entrega de produtos aos clientes com a segurança e higienização mantida pela gestão municipal há meses e vai continuar. “Vamos seguir com a estratégia. É uma forma de garantir uma alternativa segura para comerciantes e clientes, que programam o recebimento das mercadorias no espaço. Cerca de R$ 10 milhões foram movimentados apenas no Delivery Sulanca, hoje”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, André Teixeira 

Veja também

Violência contra a mulher também é um problema econômico, diz presidente da Avon
Avon

Violência contra a mulher também é problema econômico, diz presidente

1 em 4 servidores do Executivo Federal receberá até 2021 adicional por promoção
servidores

1 em 4 servidores do Executivo Federal receberá até 2021 adicional por promoção