Crise hídrica

Risco de faltar energia ameaça investimentos em 2022

Para especialista, país precisa resolver gargalos a fim de garantir eletricidade para retomada mais vigorosa da economia

EnergiaEnergia - Foto: Marcos Santos/USP

Leia também

• Falta e queda de energia prejudicam moradores da Iputinga, no Recife

• Bolsonaro pede que população deixe de usar elevador para combater a falta de energia

• Redução no consumo de energia poderia zerar PIB em 2022, diz economista

O risco de faltar energia se converteu em um fator de incerteza para as empresas e já é suficiente para afetar o crescimento da economia, postergar as decisões de investimento e pressionar a inflação. A economista-chefe do Credit Suisse, Solange Srour, pondera que a crise hídrica funciona como um ingrediente adicional para turvar o cenário de 2022, já marcado por indefinições em relação à trajetória da política fiscal e do comportamento do governo em ano eleitoral.

— As incertezas em relação à necessidade de restringir o consumo de forma compulsória brecam o investimento e trazem restrição ao consumo. Só a incerteza já traz esse risco. Não precisa do fato. A economia está em um momento especial de boom de commodities. O Brasil é um grande exportador, e o setor é muito intensivo em energia. O país vai perder esse momento? — perguntou. — Converso muito com os empresários. E eles não estão tomando decisão nenhuma. Esse final de ano vai ser de paralisação. Isso, infelizmente, vai atrapalhar muito a recuperação do Brasil.

Solange ressaltou que energia é fator crucial para a expansão da economia. O risco de escassez de água para geração de eletricidade vai além de um debate setorial. Tem potencial para afetar praticamente todos os preços, da indústria ao setor de serviços, pressiona a inflação e dificulta a tomada de decisão do Banco Central (BC), que busca combater o avanço do índice oficial, o IPCA, sem minar a atividade econômica.

Nesta semana, a autoridade monetária elevou a Taxa Selic pela quinta vez seguida, agora para 6,25% ao ano.

— A energia impacta o custo de vários setores relevantes da economia. Isso vai ter de ser repassado. As empresas não têm margem. O BC vai ter um trabalho grande. Os juros já vão estar altos. Vai subir o preço dos produtos industriais, dos serviços. Vai ter de subir juros em um cenário de atividade rateando, em ano eleitoral. Não vejo a inércia inflacionária permitindo que a gente fique tranquilo com a inflação de 2022 — afirmou a economista.

Preços mais altos resultam em redução do poder de compra do consumidor, o que significa uma economia em marcha mais lenta do que o esperado em um período em que se projetava recuperação da atividade econômica. A inflação acumulada em 12 meses até agosto está em 9,68% e os fatores de pressão têm persistido ao longo do ano, como os valores de energia elétrica, combustíveis e alimentos.

Um dos pontos de discussão levantados durante o evento foi justamente o quanto a energia elétrica pode se tornar um freio para uma expansão mais vigorosa da atividade econômica.

Com um PIB que “anda de lado” no jargão dos economistas e que não consegue emendar uma trajetória de recuperação mais consistente, especialistas lembram que todas as vezes que o país começou a alçar voos mais altos esbarrou em questões energéticas.

Indagado sobre o fôlego do setor elétrico para que o país possa sonhar com um “Pibão” ou sustentar anos seguidos de crescimento econômico, Christiano Vieira, secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), lembrou que o Brasil tem capacidade instalada de 186 GW (gigawatts) e demanda máxima de 85 GW.

Ele afirmou que a escassez de chuvas afetou as hidrelétricas, mas que o governo vem adotando medidas adicionais para contar com um sistema seguro 100% do tempo.

— O sistema é planejado com lógica econômica para garantir atendimento com segurança e confiabilidade a maior parte do tempo. Em 95% do tempo está garantido. E nos outros 5%? Temos uma escassez hídrica e tomamos medidas adicionais, de acordo com a dificuldade colocada pelo momento, como o leilão de energia que será feito ainda em outubro.

No próximo mês, o governo fará um leilão para contratação de energia termelétrica. O objetivo é assegurar a segurança no fornecimento em 2022, ainda que a um custo mais alto do que o de hidrelétricas.

Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), destacou, por sua vez, que é preciso diversificar a matriz energética e aproveitar o potencial da energia eólica, solar e nuclear, além do biodiesel e da produção de gás no pré-sal:

— Temos sistema robusto, mas que não é imune a falhas. Estamos fazendo tudo que é possível para evitar uma situação pior. Entre 2021 e 2022, temos mais 10 GW para entrar em funcionamento e mais linhas de transmissão. Há uma sinalização positiva, mas problemas podem acontecer.

Solange diz que é preciso planejamento de longo prazo para reduzir a frequência de crises na área de energia:

— Toda vez que a gente tentou crescer um pouco mais, esbarrou na questão energética. O risco existe, e o crescimento acaba sendo restrito. E sem investimento não tem crescimento lá na frente.

Veja também

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula
negociação

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda
IRPF

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda

Newsletter