Logo Folha de Pernambuco
petroleo

Rússia reduzindo a exportação de petróleo em 500 mil barris por dia em agosto

A medida tem como objetivo "equilibrar o mercado"

Campo petrolíferoCampo petrolífero - Foto: Pixabay

A Rússia informou nesta segunda-feira (3) que reduzirá as exportações de petróleo em 500 mil barris por dia em agosto, uma medida com o objetivo de "equilibrar o mercado" e que coincide com o anúncio da Arábia Saudita de que prolongará uma redução de sua produção.

"No âmbito dos esforços para equilibrar o mercado, a Rússia vai reduzir voluntariamente suas vendas aos mercados petroleiros em 500 mil barris por dia em agosto, cortando as exportações nesta quantidade", afirmou o vice-primeiro-ministro russo e titular da pasta da Energia, Alexandre Novak.

A Arábia Saudita anunciou nesta segunda-feira que vai aceitar em agosto com a redução de sua oferta de mais de um milhão de barris diários, medida adotada em julho e que pode ser "prorrogada", de acordo com a agência oficial de notícias do reino , que citou uma fonte do ministério da Energia.

Os dois países integram o cartel petroleiro OPEP+ e este tipo de estratégia pretende reduzir a oferta nos mercados para estimular os preços.

Em fevereiro, a Rússia anunciou um corte de sua produção de petróleo de 500 mil barris diários, uma medida que deveria esperar até o fim de 2024. A decisão anunciada nesta segunda-feira afetou as exportações, não a produção.

Veja também

Newsletter