Economia

Sebrae quer levar inovação para os pequenos negócios

Com novo posicionamento estratégico focado na tecnologia, Sebrae vai oferecer soluções e capacitações para os empreendedores entrarem no mundo digital

Francisco SaboyaFrancisco Saboya - Foto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

O Sebrae Pernambuco adotou um novo posicionamento estratégico, com foco na tecnologia, para não deixar os pequenos negócios de fora do processo de transformação digital. A ideia é inserir estratégias digitais nos empreendimentos locais e começa a ser executada neste ano com a capacitação dos técnicos e dos clientes do Sebrae.

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“Vamos chegar junto dos pequenos, que estão presos aos velhos paradigmas, e mostrar que eles precisam transformar seu modelo de negócio para poder sobreviver neste novo cenário. O objetivo é inserir o pequeno no universo digital”, explicou o novo superintendente do Sebrae, Francisco Saboya, que vai usar a experiência dos últimos anos no Porto Digital para levar o conceito de transformação digital aos pequenos negócios.

“Mas os negócios digitais estão no Porto Digital. O que nós vamos fazer é adotar estratégias digitais nos negócios tradicionais”, pontuou Saboya, dizendo que essas estratégias podem atacar diversas frentes do pequeno negócio. Podem estar, por exemplo, na gestão do caixa, na venda ou no pagamento dos produtos e podem começar de forma simples, com a aceitação de cartões de crédito, por exemplo.

Tudo isso, porém, será planejado de acordo com a realidade de cada empreendedor. Por isso, o Sebrae está formando seus técnicos no universo da economia digital. Logo depois, vai colocar esse pessoal na rua para avaliar, orientar e oferecer novas soluções para os pequenos negócios com a ajuda da Prefeitura do Recife. Ainda serão oferecidos novos cursos, alinhados às tendências digitais, para os microempreendedores. E essas formações poderão ser feitas à distância. Por isso, o Sebrae espera ampliar de 59 mil para 74 mil o número de negócios atendidos por suas orientações neste ano.

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