Economia

Seguro-desemprego será liberado uma vez por semana para escapar de falha em sistema

Nesta quinta-feira (23), o governo reprocessou 14.593 pedidos realizados desde terça (21)

FGTSFGTS - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores demitidos em todo o país continuarão sendo considerados irregulares pelo sistema do governo que administra esses pagamentos.

Em dezembro, após queixas de trabalhadores, o governo descobriu que o saque imediato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) estava atrasando a liberação do benefício em pelo menos 30 dias. Agora, porém, o atraso no pagamento será menor, de apenas alguns dias.

Nesta quinta-feira (23), o governo reprocessou 14.593 pedidos realizados desde terça (21). Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o procedimento de reanálise das solicitações será feito semanalmente, sempre às quintas-feiras.

Leia também:
Pedidos de seguro-desemprego atrasados por saque do FGTS serão liberados
Seguro-desemprego em atraso deve ser liberado até esta quarta


O governo Bolsonaro não cumpriu a previsão de solução para a falha que, desde a segunda quinzena de dezembro do ano passado, atrasou o pedido de seguro-desemprego.

O erro no sistema ocorre devido à liberação do saque imediato de até R$ 500 ou R$ 998 das contas do FGTS.

Inicialmente, a secretaria ligada ao Ministério da Economia informou que pedidos realizados a partir de segunda não seriam afetados.

O que mudou, na prática, é que ao invés de o trabalhador apresentar um recurso administrativo para liberar o seguro, o próprio governo fará esse trabalho, liberando o saque na sequência.

Os pedidos feitos até a semana passada foram reprocessados nesta semana e serão pagos a partir do dia 28. Foram 67.523 pedidos de seguro-desemprego afetados pelo erro.

A falha afetou todos os demitidos sem justa causa pois, durante o cruzamento de dados realizado para a liberação do seguro, a movimentação da conta do FGTS faz com que o sistema barre o pagamento.

Quando o trabalhador pede o seguro-desemprego, o sistema deveria informar que o registro mais recente em seu extrato foi o da demissão sem justa causa, que dá o direito ao benefício temporário.

Com o saque do FGTS, em muitos casos a informação que aparecia era a de retirada, o que o sistema entendia como pendência, barrando a liberação.

O governo diz que os relatos de falhas começaram na segunda quinzena de dezembro.

A Secretaria de Previdência e Trabalho afirma que o recurso administrativo é analisado, em média, no prazo de 30 dias, mas que nenhum trabalhador precisa fazer esse pedido mais.

Veja também

MP do governo antecipa recursos de privatização da Eletrobras para reduzir conta de luz em 3,5%
energia elétrica

MP do governo antecipa recursos de privatização da Eletrobras para reduzir conta de luz em 3,5%

Copom não se guia por precificações de mercado para Selic, diz Campos Neto
BANCO CENTRAL

Copom não se guia por precificações de mercado para Selic, diz Campos Neto

Newsletter