BRASIL

Senado começa sabatina de Galípolo, ex-auxiliar de Haddad, para o Banco Central

O servidor de carreira do Banco Central, Ailton Aquino dos Santos, também está na sessão com os senadores para assumir a diretoria no BC

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo  - Foto: Washington Costa/MF

Leia também

• Lula afirma que não permite celulares em seu gabinete: "Fica na portaria"

• "Queremos preparar a proposta de acordo para a União Europeia", diz Lula sobre cúpula do Mercosul

• Indicados do governo Lula ao Banco Central passam por sabatina no Senado nesta terça (4)

Os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) começaram na manhã desta terça-feira (4) a sabatina de Gabriel Galípolo para a diretoria de Política Monetária do Banco Central. A expectativa é de aprovação na Comissão e posteriormente no plenário da Casa.

O servidor de carreira do Banco Central, Ailton Aquino dos Santos, também está na sessão com os senadores para assumir a diretoria de Fiscalização no BC.

Galípolo foi indicado para substituir o ex-diretor Bruno Serra Fernandes. Já Ailton Aquino vai substituir Paulo Sérgio Neves de Souza.

— Eu gosto muito do diálogo, eu sou alguém que aprende e gosta dessa alternância de lógicas com quem não pensa igual — diz Galípolo, na sua fala inicial.

Perfil
Além da Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda, Galípolo tem passagem na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no Centro Brasileiro de Relações Internacionais e no Banco Fator. Ele também já foi titular das secretarias de Economia e de Transportes no governo estadual de São Paulo. É graduado em economia e tem mestrado em economia política.

Já Ailton Aquino Santos é servidor de carreira do Banco Central desde 1998, passou por diversos departamentos na carreira. O principal cargo foi o de auditor-chefe da instituição.

Veja também

FGTS: nova regra de rendimento muda algo no saque-aniversário? Tire essa e outras dúvidas
Brasil

FGTS: nova regra de rendimento muda algo no saque-aniversário? Tire essa e outras dúvidas

Inflação mensal da Argentina cai ao menor nível desde 2022
ARGENTINA

Inflação mensal da Argentina cai ao menor nível desde 2022

Newsletter