Senai disponibiliza 2 mil vagas para aprendizes

São 16 cursos diferentes ofertados, gratuitamente, pelas escolas de Jaboatão, Paulista, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Santo Amaro e Areias

SenaiSenai - Foto: Divulgação / Senai

Para ajudar a atender a demanda do setor das Indústrias de Pernambuco, o Senai-PE lança, amanhã, um edital direcionado ao setor produtivo referente às cotas de aprendizagem a serem cumpridas. São 2 mil vagas disponibilizadas em 16 cursos diferentes, que serão ofertados gratuitamente, pelas escolas de Jaboatão, Paulista, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Santo Amaro e Areias. A primeira entrada das turmas acontece em agosto e a segunda entrada fica para o mês de outubro. Quem tiver interesse deve observar com atenção o edital no site.

De acordo com as regras previstas no edital, a indústria deve requerer suas vagas no site do Senai-PE, especificando os cursos, turnos e escolas de interesse, além da quantidade de jovens que quer contratar. A analista de Educação Profissional do Senai-PE, Rita Lina, lembra da importância às empresas participarem do programa. “É Importante ressaltar que as indústrias façam a adesão ao edital para ficarem acobertadas mediante a fiscalização junto ao Ministério do Trabalho, que atua em parceria com o Senai”, pontua. Ela ainda explica, para os interessados em participar do programa, que fiquem atentos aos requisitos de cada curso contidos no edital, como a escolaridade necessária.

Segundo o Senai-PE, há vagas para cursos técnicos e de qualificação. A entidade explica ainda que o processo seletivo dos aprendizes deverá ser feito pela empresa, que será responsável por encaminhar os alunos para efetivarem suas matrículas nas escolas do Senai. “Neste programa de aprendizagem, a partir do momento que inicia, o jovem já é contratado. O aprendiz recebe por hora trabalhada, chegando a uma média de meio salário mínimo, de remuneração, durante as 20 horas semanais. Além disso, ele ainda recebe o auxílio do vale transporte”, complementa Rita.

Leia também: 
Cursos on-line: estudantes conciliam o período da quarentena com rotina de estudos
UFRPE oferece cursos gratuitos a distância e semipresenciais


As empresas são responsáveis por arcar com os custos relativos à contratação do aprendiz, que é remunerado e têm os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários dos demais empregados, mas o serviço de formação oferecido pelo Senai é gratuito. Além disso, a adesão ao edital já irá configurar como cumprimento à lei de aprendizagem. Vale ressaltar ainda que do total de vagas requeridas por cada indústria, apenas 25% poderão ser destinadas para a área de gestão administrativa – as outras 75% precisarão ser em áreas tecnológicas.

Veja também

Correios: relator propõe exclusividade de 5 anos para serviços postais e estabilidade de 18 meses
PRIVATIZAÇÃO

Correios: relator propõe exclusividade de 5 anos para serviços postais e estabilidade de 18 meses

Copom acelera ritmo de aperto com alta de 1 ponto na Selic, maior alta em 18 anos
taxa de juros

Copom acelera ritmo de aperto com alta de 1 ponto na Selic, maior alta em 18 anos