Economia

Paço Alfândega ganha quiosque com artesanato feito por reeducandos

Entre as peças expostas à venda, estão pinturas em telas, casas de bonecas em madeira, banco-baú e jogos de xadrez

As peças produzidas são vendidas pelos próprios reeducandosAs peças produzidas são vendidas pelos próprios reeducandos - Foto: Cortesia/Seres

A partir desta segunda-feira (27), peças de artesanatos produzidas por reeducandos dos regimes fechado e semiaberto do sistema prisional de Pernambuco poderão ser adquiridas na loja Paço Sustentável, dentro do Shopping Paço Alfândega, no Bairro do Recife. O atendimento no quiosque contará com dois reeducandos, ambos do regime aberto, vinculados ao Patronato Penitenciário de Pernambuco.  

Com a manutenção do quiosque, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), através da Gerência de Produção, mantém o incentivo à profissionalização e reinserção social das pessoas privadas de liberdade. “Ao adquirirmos o quiosque, mantemos o compromisso de assegurar aos reeducandos um espaço para comercializar seus trabalhos e valorizar a criatividade dentro e fora dos presídios”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

“Aqui estou evoluindo na minha profissão e vou poder dar continuidade quando eu ganhar a liberdade. Quero ser um artista reconhecido. Tenho convívio com o marceneiro, além do meu trabalho de artesão, estou aprendendo a marcenaria.”, comenta Valdemir Luna dos Santos, 44, atualmente no regime semiaberto. 

As peças foram fabricadas pelos detentos do regime fechado, dentro das unidades prisionais, e pelos detentos do semiaberto que trabalham na Gerência de Produção da Seres, em Itamaracá.  Entre as peças vendidas no quiosque, estão pinturas em telas, casas de bonecas em madeira, banco-baú e jogos de xadrez.  Os valores dos produtos, que variam de R$ 15 a R$ 450, foram estipulados pelos próprios reeducandos, sendo 10% destinados para aquisição de matéria-prima e manutenção do local.

A tenda funcionará das 12h às 18h no primeiro piso do Shopping Paço Alfândega, que passa por mudanças e traz uma nova proposta voltada para a oferta de tecnologia, serviços e gastronomia. 

 

Veja também

Vale retira 12ª barragem de estado de emergência e projeta zerar até 2025 estruturas em nível 3
BRASIL

Vale retira 12ª barragem de estado de emergência e projeta zerar até 2025 estruturas em nível 3

Eletrobras leva os dois primeiros lotes do megaleilão de energia da Aneel
energia elétrica

Eletrobras leva os dois primeiros lotes do megaleilão de energia da Aneel

Newsletter