Atividades econômicas

Sertão e Agreste avançam, enquanto a RMR dá pausa no Plano de Convivência

Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de PernambucoBruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - Foto: Heudes Régis/SEI

Pernambuco completa, nesta quinta-feira (10), 100 dias desde que foi colocado em prática o Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, dados recentes do IBGE mostram que Pernambuco tem conseguido apresentar evolução na recuperação econômica.

As atividades não essenciais, que foram totalmente suspensas durante o período mais rígido de isolamento social, começaram a retornar, de forma gradual, a partir de junho. No momento, todo o Estado está, pelo menos, na Etapa 6 do Plano de Convivência, com o comércio reaberto. 

Nesta quinta, em entrevista concedida de forma remota, Schwambach detalhou as áreas que terão novos avanços a partir da próxima segunda-feira (14). No Agreste, a Geres V, com sede em Caruaru, irá para a Etapa 8, quando serão permitidos aos escritórios o funcionamento com 100% do corpo de funcionários, além da reabertura dos museus e espaços de exposição. Na análise dos últimos 15 dias, foi registrada, nessa região, uma queda de 19,9% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de 51% nos óbitos pela Covid-19

No Sertão, as Geres VI, VII e XI, com sedes em Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro, respectivamente, avançarão para a Etapa 7, com a ampliação dos horários dos shoppings e dos serviços de alimentação para até as 22h. Na região que compreende Arcoverde, foi registrada redução de 47,1% nos casos de SRAG e de 57,9% nos óbitos em 15 dias. 

Na região de Salgueiro, a queda foi de 29,4% na comparação das semanas 36 e 35, com estabilização no acumulado dos 15 dias. Além disso, houve queda expressiva de 66% nos óbitos na comparação de duas semanas e de quase 90% da semana 36 para a 35. Já a região compreendida por Serra Talhada apresentou uma redução na ordem de 45% nos casos graves da doença e de 66% nos óbitos no período das duas últimas semanas. O restante do Estado não terá alterações em relação ao Plano de Convivência na próxima semana. 

Eventos
Nesta semana, profissionais do setor de eventos voltaram a se mobilizar pedindo a permissão para retomar as atividades. O setor foi dividido entre eventos de caráter corporativo e social. Os corporativos, como assembleias, capacitações e palestras, estão autorizados desde o início desta semana em todo o Estado, mesmo nas áreas que ainda estão na Etapa 6 do Plano de Convivência.

Já os eventos sociais só estão previstos para a Etapa 9, que ainda não tem data estipulada para ser adotada, com restrição de público. "Nessa semana, não será possível fazer avanços para essas etapas, mas o comitê se reunirá novamente na segunda-feira para avaliar os indicadores”, disse Schwambach. 

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 usa como parâmetros para definir os avanços, pausas e retrocessos no Plano de Convivência os índices de novos casos e de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à Covid-19, além da demanda por internamento em leitos de terapia intensiva (UTI). Essa análise é feita por macrorregiões do Estado, com recortes mais específicos em cada Gerência Regional de Saúde, as Geres. 

Veja também

Alta na taxa de desemprego sucede passado recente favorável, diz coordenadora do IBGE
DESEMPREGO

Alta na taxa de desemprego sucede passado recente favorável, diz coordenadora do IBGE

Combinei com Haddad não tratar PEC de autonomia financeira do BC pela mídia, diz Campos Neto
BRASIL

Combinei com Haddad não tratar PEC de autonomia financeira do BC pela mídia, diz Campos Neto

Newsletter